Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O Tratado de Versalhes (1919) mencionava, em seu art. 427, os princípios fundamentais do Direito do Trabalho, em que figurava como primeiro princípio o de que o trabalho não pode ser considerado como mercadoria ou artigo de comércio. Com relação ao princípio da proteção do trabalhador, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Considera que o empregado deve ser juridicamente tido como a parte mais frágil do contrato, como uma forma de compensar a superioridade econômica do empregador.
II- O princípio protege aquele com vínculo empregatício e não qualquer trabalhador.
III- A dita proteção ao trabalhador se dá de três formas: "in dubio pro operario", aplicação da norma mais favorável ao trabalhador e aplicação da condição mais benéfica ao trabalhador.
IV- O princípio protege aquele com vínculo empregatício, ou seja, qualquer trabalhador.
A As afirmativas III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Considera que o empregado deve ser juridicamente tido como a parte mais frágil do contrato, como uma forma de compensar a superioridade econômica do empregador. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o princípio da proteção do trabalhador reconhece a vulnerabilidade do empregado em relação ao empregador. II- O princípio protege aquele com vínculo empregatício e não qualquer trabalhador. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a proteção se aplica especificamente aos trabalhadores que possuem vínculo empregatício. III- A dita proteção ao trabalhador se dá de três formas: "in dubio pro operario", aplicação da norma mais favorável ao trabalhador e aplicação da condição mais benéfica ao trabalhador. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve corretamente as formas de proteção ao trabalhador. IV- O princípio protege aquele com vínculo empregatício, ou seja, qualquer trabalhador. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a proteção se aplica especificamente aos trabalhadores com vínculo empregatício, e não a qualquer trabalhador. Com base nas análises, as afirmativas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: C) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A legislação trabalhista protege, por meio de normas, todo trabalhador que executa suas funções em atividades insalubres ou perigosas, de forma a amenizar o impacto destas atividades na saúde do trabalhador. O Art. 193 da CLT estabelece que são consideradas atividades perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com certos materiais ou substâncias.
Quais são esses materiais?
A Radiação ionizante, roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
B Produtos químicos, energia elétrica, radiação não ionizante.
C Explosivos e energia elétrica, radiação ionizante, radiação não ionizante, roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
D Inflamáveis, elétricos ou explosivos em condições de risco acentuado, bem como o trabalho que exponha perigo à vida e patrimônio do empregado no exercício de função de segurança pessoal e patrimonial, e exposição a radiações ionizantes.

O ônus de provar o término do contrato, quando negados à prestação de serviço e ao despedimento, é do empregador. Isso porque o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado. Com relação ao Princípio da Continuidade da Relação de Emprego, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O contrato de trabalho terá validade por tempo indeterminado, ou seja, haverá a continuidade da relação de emprego. A exceção à regra prevista em lei acerca dos contratos por prazo determinado, inclusive o contrato de trabalho temporário, os quais possuem condições especiais de validade e existência.
II- Esse princípio proíbe, por exemplo, uma sucessão de contratos de trabalho por prazo determinado.
III- Este princípio define limites ao empregador, evitando possíveis arbitrariedades, na relação jurídica de subordinação com o empregado.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

O Direito do Trabalho, de suas origens aos dias atuais, passou por muitas alterações notáveis, acompanhando a dinâmica dos fatos e também da Sociedade. O Direito como um todo é dinâmico, todavia, o ramo do Direito do Trabalho, mais do que qualquer outro, é sensível a estas mutações, bastando lembrar os efeitos de grandes eventos como as Revoluções Industrial e Francesa, bem como as Grandes Guerras Mundiais. No Brasil, o trabalho foi eminentemente do escravo negro advindo da dominação de Portugal de terras africanas, já que os portugueses tiveram problemas na tentativa de escravizar os índios nativos. Com relação à evolução histórica do Direito do Trabalho no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários foram as precursoras do movimento de libertação efetiva da escravatura, que ocorreu com a assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel.
II- As transformações que vinham ocorrendo na Europa em decorrência da Primeira Guerra Mundial e o aparecimento da OIT incentivaram a criação de normas trabalhistas em nosso país.
III- Getúlio Vargas editou a legislação trabalhista para organizar o mercado de trabalho e controlar os movimentos trabalhistas em face da expansão da indústria.
IV- A Consolidação da Leis do Trabalho (CLT) reunia diversas leis esparsas, sendo, portanto, um código. Tratava da consolidação, da reunião de leis, porém seu fundamento não foram as Convenções da OIT.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

O trabalho é tão antigo quanto o homem, são inseparáveis e confundem-se até com a própria personalidade. Durante toda a história, os seres humanos são conduzidos pela obrigação de satisfazer necessidades essenciais de sobrevivência, como se alimentar (pescar, caçar) e proteger a sua espécie. Na antiguidade, o trabalho foi concebido como um castigo, uma dor, uma atividade penosa. Durante muito tempo, o vocábulo trabalho significou fadiga, esforços, sofrimento, valores negativos, dos quais os ricos ficavam afastados. Ainda na Idade Média, em um momento mais avançado, vamos ter as corporações de ofício que acabaram sendo suprimidas com a Revolução Francesa, por serem incompatíveis com o Estado Liberal. No século XVIII, com uma sociedade industrial e o trabalho assalariado surge o Direito do Trabalho. Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição que primeiro tratou do tema foi a do México, na qual estabelecia: jornada de oito horas, proibição de trabalho de menores de 12 anos, limitação da jornada dos menores de 16 anos a seis horas, jornada máxima noturna de sete horas etc.
II- A segunda Constituição a versar sobre o assunto foi a de Weimar (Alemanha), a qual buscou disciplinar a participação dos trabalhadores nas empresas, criou um sistema de seguros sociais e também a possibilidade de os trabalhadores colaborarem com os empregadores na fixação de salários e de mais condições de trabalho.
III- O Tratado de Versalhes tratou também da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a proteção das relações entre empregados e empregadores no âmbito internacional, expedindo convenções e recomendações nesse sentido.
IV- A Carta Magna, celebrada na Itália, instituiu o sistema corporativista-fascista, que visava organizar a economia em torno do Estado, visando ao interesse nacional. O Estado centralizava o poder em consequência às relações jurídicas e de trabalho.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

Atividades insalubres são aquelas que expõem os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites legais permitidos. A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado. Com relação às atividades ou operações perigosas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As atividades insalubres são aquelas que, em razão de sua natureza, condições e métodos de trabalho, expõem os empregados a agentes nocivos acima dos limites de tolerância, considerando-se a natureza, a intensidade e a exposição a estes agentes. ( ) O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE - é o órgão responsável por aprovar o quadro de atividades e operações insalubres. ( ) Os meios de proteção e o tempo máximo de exposição do trabalhador aos agentes insalubres são definidos pela empresa após esta efetuar o levantamento das atividades insalubres e perigosas com o Engenheiro de Segurança do Trabalho. ( ) A CLT dispõe que a eliminação da insalubridade ocorrerá através de adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância ou na impossibilidade, através da utilização de equipamento de proteção individual. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - F - V - V. B) V - V - F - V. C) V - F - V - F. D) F - V - F - V.

A descaracterização de uma pactuada relação civil de prestação de serviços, desde que no cumprimento do contrato se verifiquem os elementos fáticos e jurídicos da relação de emprego, é autorizada por princípio(s) do Direito do Trabalho. Sobre a denominação desse(s) princípio(s), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Inalterabilidade contratual.
( ) Primazia da realidade sobre a forma.
( ) Continuidade da relação de emprego.
( ) Intangibilidade salarial.
( ) Boa-fé contratual.
a) V - V - V - F - F.
b) V - F - V - V - V.
c) F - F - V - F - V.
d) F - V - F - F - F.

O embargo e a interdição são medidas extremas e somente usadas quando algo está muito fora do normal. Ambos são aplicados quando existe o que chamamos de risco grave e iminente, ou seja, risco de lesão grave à integridade física do trabalhador ou morte. Tais medidas visam proteger o trabalhador, o afastando da necessidade de trabalhar em condição de risco grave e iminente. Conforme determina a CLT no artigo 161, interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical. Com relação ao embargo ou interdição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Do embargo e/ou da interdição, podem ser interpostos recursos no prazo de dez dias, contados da ciência do embargo/interdição, perante a Coordenação Geral de Recursos (CGR) da Secretaria de Inspeção do Trabalho.
( ) Caso seja interposto recurso, este poderá ser suspenso pelo Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso e após laudo técnico do serviço competente poderá levantar a interdição.
( ) Prevalecendo o embargo/interdição, haverá crime de desobediência, além de outras medidas penais cabíveis, se houver desacato à medida imposta e dela resultar qualquer dano a terceiros.
( ) Interposto recurso, o processo será encaminhado ao Auditor Fiscal do Trabalho, responsável pela lavratura do Relatório Técnico, para que preste informações complementares, no prazo de vinte e quatro horas.
a) V - V - F - V.
b) F - F - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho nela previstas.
Com relação à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A CLT foi criada para sistematizar e unificar toda a legislação trabalhista existente no Brasil, com a finalidade de lhe dar sistematicidade e coerência.
( ) A CLT regulamenta todo o universo da relação de emprego, trazendo os conceitos próprios do contrato de trabalho e de seus sujeitos, ou seja, toda a gama de situações jurídicas atinentes à relação de emprego.
( ) A Consolidação das Leis do Trabalho normatiza a defesa do trabalho e do trabalhador, no sentido de que especifica as regras gerais e especiais no que tange à jornada de trabalho, anotação na CTPS, férias, salário mínimo, remuneração e salário, 13º salário, regulamenta diversas profissões que possuem especial tratamento legal.
( ) A CLT não trata do denominado 'Direito Coletivo do Trabalho', nem da organização sindical brasileira. Isto é realizado pelas entidades sindicais que a compõem cada categoria profissional.
a) F - V - V - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina