Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
Sobre o receptor GABA, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) O receptor GABAérgico é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor excitatório do cérebro.
( ) O GABA é o ligante endógeno que causa a abertura dos receptores GABAérgicos.
( ) A ativação do receptor permite a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o receptor GABA: ( ) O receptor GABAérgico é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor excitatório do cérebro. É falsa. O GABA é, na verdade, o principal neurotransmissor inibitório do cérebro, não excitatório. Portanto, essa afirmação é incorreta. ( ) O GABA é o ligante endógeno que causa a abertura dos receptores GABAérgicos. É verdadeira. O GABA atua como o ligante que se liga aos receptores GABAérgicos, promovendo a abertura desses canais. ( ) A ativação do receptor permite a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular. É verdadeira. A entrada de íons cloreto resulta em hiperpolarização, o que inibe a atividade elétrica da célula, contribuindo para o efeito inibitório do GABA. Portanto, a sequência correta é: F - V - V. Assim, a alternativa correta que apresenta a sequência é: a) F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Muitas drogas, quando consumidas repetidamente, dão origem ao fenômeno da tolerância, ou seja, ocorre diminuição do efeito ou se torna necessário um aumento da dose para se alcançar o mesmo grau de efeito (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014).
Sobre os tipos de tolerância, assinale a alternativa CORRETA:
A Tolerância farmacodinâmica aguda refere-se à necessidade de doses maiores de drogas no sítio de ação para obtenção de efeito de mesma intensidade e duração em comparação aos obtidos originalmente.
B Tolerância farmacodinâmica refere-se às ocasiões em que pequenas doses já são suficientes para alcançar os efeitos desejados.
C Tolerância farmacocinética refere-se às ocasiões em que é necessário administrar doses menores e repetidas para manter a concentração eficaz da droga no sangue e no cérebro pelo mesmo período.
D Tolerância inata ou natural refere-se às ocasiões em que o organismo do indivíduo já nasce com um potencial de tolerância predeterminado.

Os barbitúricos são depressores derivados do barbital. Afetam o receptor do neurotransmissor GABA, induzindo a inibição da atividade do SNC e reduzindo, consequentemente, as funções de alguns tecidos orgânicos.
Sobre os barbitúricos, assinale a alternativa CORRETA:
A O pentobarbital e o tiopental são representantes da classe dos barbitúricos que possuem venda livre.
B Os barbitúricos são amplamente distribuídos no organismo, atravessando todas as barreiras, inclusive, a placentária.
C Os barbitúricos possuem uma alta especificidade quando comparado aos benzodiazepínicos.
D Um dos principais problemas dos barbitúricos é sua absorção lenta e efeito de longa duração.

Droga, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. Dependendo do seu feito e local de atuação, podem ser divididas em classes (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014).
Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Anfetaminas e cocaína.
II- Barbitúricos e benzodiazepínicos.
III- Cannabis.
( ) São drogas perturbadoras do SNC, atuam alterando a atividade do cérebro, fazendo com que o indivíduo passe a perceber as coisas deformadas.
( ) São drogas depressoras do SNC, utilizadas na clínica para insônia e ansiedade, porém utilizadas também de forma ilícita, para obtenção de euforia e bem-estar.
( ) São drogas estimulantes do SNC, utilizadas principalmente por motoristas e estudantes com o objetivo de aumentar o desempenho.

Os benzodiazepínicos se tornaram muito populares desde seu lançamento, na década de 1960, e viraram a classe de fármacos mais vendida no mundo já na década seguinte.
Sobre os benzodiazepínicos, assinale a alternativa CORRETA:
A As principais vias utilizadas são intranasal e intramuscular.
B São medicamentos de venda livre por serem amplamente utilizados pela população.
C Os benzodiazepínicos exercem seu mecanismo de ação potencializando a atividade do GABA.
D Pertencem a esse grupo a morfina, a codeína e a heroína.

Nem todos os usuários de drogas de abuso se tornam dependentes. Há uma grande diferença entre o usuário e o dependente. Indivíduos escolhem começar a usar drogas pelos mais diferentes motivos, e, no início, essa é uma decisão voluntária. A transição do consumo controlado para a dependência é composta por fases.
Com bases nessas definições, analise as sentenças a seguir:
I- A primeira fase, de contato esporádico e recreacional com a droga, na qual o indivíduo gosta dos efeitos dela, representa um processo de aprendizagem da recompensa que a droga proporciona.
II- Na segunda fase, mais intensa e com o aumento da frequência de contato, o uso escalonado da droga ocorre em alguns indivíduos que apresentam alterações neuroquímicas e funcionais específicas.
III- Na terceira fase, há a perda do controle do uso e a ausência da droga passa a ser deplorável e insustentável.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença I está correta.

A anfetamina está entre as drogas mais consumidas no Brasil e ao redor do mundo. Ela faz parte de um grupo de substâncias psicoestimulantes, que elevam os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina no cérebro e tem potencial para causar danos severos ao organismo.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães e aliados usavam a anfetamina para relaxamento e indução do sono.
( ) No Brasil, é comumente utilizado por caminhoneiros que fazem uso dos chamados “rebites”, a fim de enfrentar as longas viagens nas estradas.
( ) A metanfetamina e os anfetamínicos com propriedades alucinógenas são de uso proscrito em nosso país.

As drogas depressoras diminuem a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem seu funcionamento, o que significa que as pessoas que fazem uso desse tipo de droga ficam “desligadas”, “devagar”, desinteressadas das coisas.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico que é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor inibidor do cérebro.
II- A ativação desse receptor promove a abertura dos poros, permitindo a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina