Considerando a NR 9, que aborda Exposições Ocupacionais, na avaliação quantitativa da exposição dos trabalhadores às Vibrações de Corpo Inteiro – VCI?
Questão 7
Resposta
a.
O limite de exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 31,0 m/s^1,7.
b.
O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada de (AREN) 1,0 m/s2 , ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 10,0 m/s^1,75.
c.
A avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro deve ser feita utilizando-se sistemas de medição que permitam a determinação da aceleração resultante de exposição normalizada e do valor da dose de vibração resultante (VDVC), parâmetros representativos da exposição mensal e anual do trabalhador.
d.
O limite de exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde ao valor da aceleração resultante de exposição normalizada (AREN) de 1,1 m/s2 ou valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 21,0 m/s^1,75.
Ed
há 7 meses
Para responder à questão sobre a NR 9 e a avaliação da exposição dos trabalhadores às Vibrações de Corpo Inteiro (VCI), vamos analisar cada uma das alternativas: a) O limite de exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 31,0 m/s^1,7. - Essa informação não está correta, pois os valores não correspondem aos limites estabelecidos pela norma. b) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada de (AREN) 1,0 m/s², ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 10,0 m/s^1,75. - Esta alternativa está correta, pois reflete os limites estabelecidos pela NR 9. c) A avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro deve ser feita utilizando-se sistemas de medição que permitam a determinação da aceleração resultante de exposição normalizada e do valor da dose de vibração resultante (VDVC), parâmetros representativos da exposição mensal e anual do trabalhador. - Embora a avaliação deva ser feita com sistemas adequados, a parte sobre VDVC não é uma terminologia correta na NR 9. d) O limite de exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde ao valor da aceleração resultante de exposição normalizada (AREN) de 1,1 m/s² ou valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 21,0 m/s^1,75. - Essa informação também não está correta, pois os valores não estão de acordo com a norma. Portanto, a alternativa correta é: b) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada de (AREN) 1,0 m/s², ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 10,0 m/s^1,75.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade