Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
Em 1974, Albert Claude, Christian de Duve e George Palade ganharam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em decorrência das suas descobertas de estruturas celulares. Grande parte do trabalho deles foi possível devido às técnicas de centrifugação de organelas, como evidenciado na figura a seguir.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A centrifugação é uma técnica de separação de componentes de uma mistura.
II- A centrifugação e o posterior isolamento das organelas celulares é possível devido aos diferentes tamanhos das organelas, o que faz com que tenham padrões de sedimentação diferentes.
III- O problema da centrifugação de organelas é que, muitas vezes, as membranas das organelas são rompidas, invalidando o método.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A centrifugação é uma técnica de separação de componentes de uma mistura. Verdadeiro, a centrifugação é, de fato, uma técnica utilizada para separar componentes de uma mistura com base em suas densidades e tamanhos. II- A centrifugação e o posterior isolamento das organelas celulares é possível devido aos diferentes tamanhos das organelas, o que faz com que tenham padrões de sedimentação diferentes. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as organelas têm diferentes tamanhos e densidades, o que permite sua separação durante a centrifugação. III- O problema da centrifugação de organelas é que, muitas vezes, as membranas das organelas são rompidas, invalidando o método. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a ruptura das membranas pode comprometer a integridade das organelas e afetar os resultados. Agora, vamos verificar as alternativas: A) As afirmativas II e III estão corretas. (Incorreta, pois a afirmativa I também está correta) B) Somente a afirmativa II está correta. (Incorreta, pois as afirmativas I e III também estão corretas) C) As afirmativas I e III estão corretas. (Incorreta, pois a afirmativa II também está correta) D) As afirmativas I e II estão corretas. (Incorreta, pois a afirmativa III também está correta) Como todas as afirmativas I, II e III estão corretas, nenhuma das alternativas apresentadas está correta. Portanto, você deve revisar as opções ou a formulação da pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O metabolismo é definido como o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior das células. Assim, considerando as reações metabólicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os processos catabólicos são aqueles em que há produção de moléculas bastante simples e liberação de energia. Ocorrem de maneira relativamente rápida nas células.
II- Ocorrem na presença de enzinas, que são compostos químicos capazes de acelerar as reações químicas.
a) As duas proposições são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
b) A primeira proposição é falsa; e a segunda, verdadeira.
c) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira proposição é verdadeira; e a segunda, falsa.

As reações químicas envolvem trocas de energia e, consequentemente, levam um determinado tempo para se processarem.
Com base no exposto e no gráfico apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A curva A se refere à reação que se processa na presença de enzima.
( ) As enzimas são catalisadores de reações químicas.
( ) As enzimas são substâncias extremamente necessárias aos processos metabólicos, pois elas diminuem a velocidade das reações químicas, prevenindo o envelhecimento precoce das células.
( ) A reação química representada pela curva B se processa a uma velocidade menor do que a reação química representada pela curva A.
A F - V - F - V.
B V - V - F - V.
C V - F - V - V.
D V - V - V - F.

A bioquímica é uma área interdisciplinar de estudos que permanece na interface entre duas grandes áreas da ciência, a biologia e a química, mas que apresenta ainda características bastante próprias em decorrência da sua ampla complexidade.
Assim, considerando aspectos da bioquímica e seu contexto histórico, analise as sentenças a seguir:
I- Até hoje não se sabe explicar exatamente o que distingue os organismos vivos dos objetos inanimados, assim, a ciência moderna ainda conta com adeptos da teoria do vitalismo.
II- Um dos princípios da bioquímica é explicar, baseados nas leis da química, como os compostos químicos que fazem parte dos organismos vivos são capazes de manter e perpetuar a vida.
III- Pode-se dizer que os compostos químicos individuais, existentes nas células, apresentam funções específicas nos organismos, sendo que alterações em um componente podem provocar mudanças coordenadas ou compensatórias em outro.
IV- A maioria dos compostos químicos presentes nos organismos vivos é classificada como molécula inorgânica.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Deste modo, é fácil entender o porquê de as células serem entidades tão complexas, com diversos tipos de compartimentos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A membrana plasmática é composta por uma dupla camada de lipídios e proteínas, sendo o compartimento celular responsável por conter o citoplasma.
( ) A membrana plasmática é considerada uma estrutura totalmente hidrofílica, por isso as células necessitam de meios aquosos para se multiplicarem.
( ) O citoplasma é formado pelo citosol (um fluido rico em enzimas e RNA), onde estão dispersas organelas como as mitocôndrias e o núcleo celular.
( ) A centrifugação do citoplasma separa o citosol (que permanece como fluido sobrenadante) de organelas como as mitocôndrias, que se sedimentam.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) V - V - F - F.

Cientistas trabalhando no Congo podem ter descoberto a cura para uma das doenças mais mortais da humanidade, o ebola. (...) A Organização Mundial da Saúde, em conjunto com outras instituições médicas, anunciou que dois tratamentos experimentais conseguiram aumentar drasticamente as chances de sobrevivência dos pacientes.
Considerando essa temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os vírus são seres unicelulares.
( ) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois não conseguem se multiplicar se não estiverem parasitando uma célula.
( ) Existem diversos tipos de vírus, sendo cada um relativamente específico para uma célula hospedeira.
a) V - V - F.
b) F - F - V.
c) V - F - V.
d) F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina