Buscar

Por favor alguém responde pra mim, desde já agradecendo a pergunta anterior que foi respondida

  1. O que significa dizer que o conceito de pulsão está situado entre o somático e o psíquico? Comente sua resposta

💡 6 Respostas

User badge image

Jonas Rodrigues

Acredito que a pulsão, do ponto de vista somático, tem a ver com questões fisiológicas, como instinto sexual. E do ponto de vista psíquico, tem a ver com fantasia, desejo. A pulsão pode ser tanto uma "energia" fisiológica, quanto psíquica.

2
Dislike0
User badge image

Matheus Ribeiro

Pulsão para Freud (1913) está associada a energia psiquica ligada a libido, se pegarmos o texto "O Inconsciente" ele mostrará uma construção do aparelho psiquico onde elabora de ponto de vista dinamico economico e topográfico a pulsão dentro de suas caetexias. Por sua vez, a psicanálise não trabalhará com o conceito de somático, porém, a pulsão ela é ligada a libido, a uma informação que pode ser de origem sexual, um desejo, se a trouxermos grotescamente. Essa informação ou desejo passa por uma censura do aparelho psiquico. O que torna "somatico" na pulsão, é quando essa pulsão com informações censuradas ao ego, são recalcadas, ou seja, são impedidas de entrar na consciencia por possuir um desejo que ofende a esse ego, basicamente, esse recalque pode voltar por outras formas, pode escapar por várias vias, dentre elas o "somático" que poderia ser uma conversão histérica, cegueiras, paralisias, por exemplo. - leituras dos textos: "Pulsão e suas Vissitudes" para conceito de pulsão, "Inconsciente" ou "Cap VII - Interpretação dos Sonhos parte 2" - para estudar melhor o conceito e os mecanismos que as pulsões operam no aparelho psiquico. Lembrando que são textos onde Freud ainda trabalhava um conceito primevo de pulsão, por ser continuista, acredito eu, o conceito mais elaborado se encontra no texto o "Ego e o Id", revisados e mais trabalhados textos de Lacan, Seminário 1

2
Dislike1
User badge image

Diego Lima Gomes de Oliveira

Processo dinâmico que consiste numa pressão ou força (carga energética, fator de motricidade) que faz o organismo tender para um objetivo. Segundo Freud, uma pulsão tem a sua fonte numa excitação corporal (estado de tensão); o seu objetivo ou meta é suprimir o estado de tensão que reina na fonte pulsional; é no objeto ou graças a ele que a pulsão pode atingir a sua meta.

Na Psicanálise freudiana a sexualidade é peça central do conflito neurótico. Porque no entendimento de Freud a sexualidade faz parte da principal força pulsional. Freud vai dividir os impulsos humanos em dois grupos. Mas quando Freud divide esses impulsos é apenas para efeito didático, para organizar economizando palavras para facilitar o entendimento.

- Primeiro cenário pulsional: Freud se baseou na referência amor/fome para reduzir todas as ações humanas (pulsões) em dois grandes grupos, ou seja, amor e fome movem a humanidade. A ação por amor seria entendida como pulsão sexual. A ação por fome seria nomeada pulsão de autoconservação do eu.

Essa foi a organização inicial feita por Freud. Pulsão sexual versos pulsão de autopreservação. A pulsão sexual entra em conflito com a pulsão de autopreservação.

Segundo cenário pulsional: Mas a partir do debate com Jung, esse cenário se modifica. Freud chega a conclusão que esse eu também pode ser investido de libido, ou seja, pela pulsão sexual. Então nos dois lados puncionais existem a sexualidade.

As pulsões são o objeto da resistência. O indivíduo resiste as expressões das pulsões que atuam em seu interior. A clínica é exatamente a expressão do pulsional (movimentos afetivos, desejantes, emocionais) de um lado e da resistência do outro.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

favorrrrr!!!

Abordagem Psicodinâmica

UNP

User badge image

Cristina Pinheiro