Logo Passei Direto
Buscar
A infecção por dengue causa uma doença cujo espectro inclui desde formas assintomáticas até quadros com hemorragia e choque, podendo evoluir para o óbito. Sobre a sua notificação, assinale a alternativa correta:

a.

Não se trata de uma doença de notificação compulsória.

b.

Os casos suspeitos não necessitam ser notificados.

c.

Apenas os casos confirmados laboratorialmente devem ser notificados.

d.

A notificação deve ser realizada somente nos casos de dengue hemorrágica.

e.

Todo caso suspeito e/ou confirmado de dengue deve ser notificado.
User badge image
Adriana Cardoso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre a notificação da dengue, é importante entender que a dengue é uma doença de notificação compulsória no Brasil. Isso significa que todos os casos suspeitos e confirmados devem ser comunicados às autoridades de saúde. Analisando as alternativas: a) Não se trata de uma doença de notificação compulsória. - Incorreto, pois a dengue é sim uma doença de notificação compulsória. b) Os casos suspeitos não necessitam ser notificados. - Incorreto, pois os casos suspeitos devem ser notificados. c) Apenas os casos confirmados laboratorialmente devem ser notificados. - Incorreto, pois tanto os casos suspeitos quanto os confirmados devem ser notificados. d) A notificação deve ser realizada somente nos casos de dengue hemorrágica. - Incorreto, pois a notificação abrange todos os casos de dengue, não apenas os hemorrágicos. e) Todo caso suspeito e/ou confirmado de dengue deve ser notificado. - Correto, pois essa é a prática recomendada. Portanto, a alternativa correta é: e) Todo caso suspeito e/ou confirmado de dengue deve ser notificado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A notificação e a investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória alimentam um dos sistemas de informação em saúde do Brasil.
denominado:
a. Sistema Nacional de Agravos de Notificação Compulsória (SINASC).
b. Sistema Nacional de Morbidade e Mortalidade (SIM).
c. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
d. Sistema de Informações Gerenciais de Doenças de Notificação Compulsória (SIG-NC).
e. Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB).

Nascido vivo, segundo definição da OMS, é todo produto da concepção que, independentemente do tempo de gestação, depois de expulso ou extraído do corpo da mãe, respira ou apresenta outro sinal de vida, tal como batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não desprendida a placenta (BRASIL, 2005. Guia de Bolso. p. 27).
Sobre o Sistema de Informações de Nascidos Vivos, são verdadeiras as seguintes afirmativas, exceto:
a. Pode ser construída, a partir desse sistema, a proporção de nascidos vivos de baixo peso.
b. Pode-se obter, a partir desse sistema, o indicador de proporção de prematuridade.
c. Pode-se obter o indicador de proporção de partos domiciliares e hospitalares.
d. Pode-obter dados sobre prematuridade.
e. Fornece informações exclusivas sobre os recém-nascidos, dados sobre a mãe são registrados no SISPRENATAL.

O acesso aos relatórios do Sistema de Informação sobre Mortalidade é importante para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica porque:
a. Contém informações sobre causa básica do óbito, sexo, idade, grau de instrução, ocupação habitual, local de ocorrência, assistência médica.
b. Permite que esses relatórios sejam distribuídos nacionalmente pelo Ministério da Saúde e contribuam para controle de pessoas com tuberculose.
c. Serve como fonte de dados para conhecimento da situação de saúde da população do país.
d. Permite o registro e o processamento dos dados sobre notificação de casos suspeitos de doenças de notificação compulsória em todo território nacional.
e. Permite realizar o acompanhamento e a avaliação da cobertura vacinal e a relação com a mortalidade, tanto no município como no Estado e no País.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta: O __________________ permite conhecer o perfil das condições nutricionais, possibilitando constatar a ocorrência de desnutrição e sua distribuição, permitindo a determinação de medidas que controlam e previnam sua ocorrência.
a. Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).
b. Sistema de Informações Hospitalares (SIH).
c. Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA).
d. Sistema de Informações sobre Ações Básicas (SIAB).
e. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

Sobre o E-SUS AB, analise as afirmacoes a seguir:
I - O E-SUS AB é estratégia Eletrônica Atenção Básica – software que “alimenta” o SISAB.
II - Em elaboração desde 2013, apresenta dois módulos: CDS (Coleta de Dados Simplificados) e PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão).
III - Como documentos oficiais de entrada do sistema Módulo CDS, pode-se citar cadastro individual, domiciliar e territorial.
IV - Em relação às vantagens, podem ser citados: suporte clínico, tecnologia avançada, melhor integração dos serviços de saúde, menos fichas e mais informações, dados por cidadão individualizados, relatórios de saúde dinâmicos.
a. II e III são verdadeiras.
b. I, II e III são verdadeiras.
c. I, II e IV são verdadeiras.
d. I, III e IV são verdadeiras.
e. Todas as alternativas são verdadeiras.

Sobre o SISPRENATAL, analise as afirmações a seguir:
I - Trata-se de um software desenvolvido para acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) do SUS.
II - Documento oficial de entrada: fichas de acompanhamento do pré-natal (pode variar entre os municípios). Atualmente vem sendo substituído pelo atendimento informatizado do e-SUS.
III - Variáveis mais importantes: duração da gestação, nº de consultas de pré-natais, grau de instrução da mãe, local de ocorrência.
IV - Prioridades: reduzir a mortalidade materno-infantil, garantir o acesso e a qualidade do pré-natal, maternidade segura, destinar recursos para qualificar e treinar as equipes.
a. II e III são verdadeiras.
b. I, II e III são verdadeiras.
c. I, II e IV são verdadeiras.
d. I, III e IV são verdadeiras.
e. Todas as alternativas são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina