Logo Passei Direto
Buscar
Entre 1890 e 1900 a situação favorável da produção do café no Brasil se inverteria, quando os preços externos do produto passam a entrar em queda, enquanto os preços internos, a subirem, em conjunto à desvalorização crescente da moeda interna ao longo da década. É justamente como forma de conter este problema que se estabelece o chamado Convênio de Taubaté, assinado pelos governos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sobre as medidas a partir do Convênio de Taubaté, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Captação de recursos financeiros externos para a compra do café excedente, impedindo a desvalorização do café no mercado externo.
II- Proibição da implantação e funcionamento de novas fazendas produtoras de café nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
III- Compra do café excedente por parte dos próprios produtores para que o valor nacional da saca de café não desvalorizasse no mercado externo.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o Convênio de Taubaté: I- Captação de recursos financeiros externos para a compra do café excedente, impedindo a desvalorização do café no mercado externo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o Convênio de Taubaté visava estabilizar os preços do café, incluindo a compra do excedente. II- Proibição da implantação e funcionamento de novas fazendas produtoras de café nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Falso, essa afirmativa não é correta. O Convênio de Taubaté não estabeleceu uma proibição de novas fazendas, mas sim buscou controlar a produção e os preços do café. III- Compra do café excedente por parte dos próprios produtores para que o valor nacional da saca de café não desvalorizasse no mercado externo. Falso, essa afirmativa não é correta. A compra do café excedente foi realizada pelos governos estaduais, e não pelos próprios produtores. Com base nas análises, apenas a afirmativa I está correta. Portanto, a alternativa correta é: A Somente a afirmativa I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As mudanças econômicas, políticas e sociais que culminaram na Proclamação da República brasileira despertaram a formação de setores econômicos fundamentais. O caso brasileiro não foi diferente de outras nações, portanto, as especialidades produtivas ligadas ao setor agrícola ganharam bastante força. Sobre a produção cafeeira entre o Império e a Primeira República, analise as seguintes afirmativas: I- A atividade cafeeira ocorreu de modo itinerante devido à fertilidade do solo, saindo de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro na Primeira República. II- A produção do café era bastante forte nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a representar neste último 70% da produção nacional no período do Império. III- A inversão das terras produtoras de café na Primeira República ocorreu devido às condições topográficas dos campos, de infraestrutura ferroviária, entre outras. Assinale a alternativa CORRETA: A) As afirmativas II e III estão corretas. B) Somente a afirmativa I está correta. C) As afirmativas I, II e III estão corretas. D) As afirmativas I e II estão corretas.

O pensamento desenvolvimentista garantiu que o processo de industrialização avançasse a passos largos no Brasil. O primeiro governo de Getúlio Vargas foi fundamental para a governabilidade das políticas públicas a partir da década de 1930.
Com relação ao populismo e à Era Vargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ao contrário da Era Republicana, o Governo Vargas não possuía características centralistas e autoritárias, produzindo uma política moderna e com foco no crescimento econômico. ( ) Vargas atuou como um clássico presidente populista, em que nos seus discursos e propagandas dava a entender que sua gestão era para o bem do povo, trabalhando diretamente com a mídia da comunicação. ( ) O suporte do regime político de Vargas era o mercado de trabalho, possibilitando que trabalhadores fossem atendidos a partir da formação dos sindicatos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

Após uma etapa chamada de acumulação de capital primitiva, o Brasil colônia parte para a sua independência. Contudo, mesmo "independente" da Coroa, o Brasil é alvo de uma colonização inglesa por meio dos seus interesses em que o Brasil, de fato, se industrializasse e formasse um capitalismo mais robusto. Neste contexto, a expansão mercantil interna da economia, como base para a construção de um produto para a exportação, foi promovida pela produção:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Da Cana-de-açúcar.
b) Da Borracha.
c) Do Pau-Brasil.
d) Do Café.

No período da Primeira República, o Brasil tinha uma dependência bastante acentuada do mercado externo, uma vez que sua economia não tinha capacidade de crescimento de forma autônoma. Desta forma, era vulnerável às variações econômicas externas, as quais afetavam tanto a política monetária quanto a cambial.
Assinale a alternativa que aponta fatores que contribuíram à monetização da economia brasileira no início do século XX:
A As flutuações no preço do café exportado.
B O avanço do trabalho assalariado e dos investimentos internacionais.
C A produção e o beneficiamento de madeira e a mineração.
D As políticas monetárias restritivas.

Na virada do século XIX para o século XX a economia brasileira passou por um momento importante em sua organização social e política, representado pela saída do Império e a entrada da República. Neste momento, a dinâmica da quantidade de moeda em circulação na economia com base na atuação da política monetária foi fundamental para os ajustes econômicos. Com relação à economia monetária do início da República brasileira, assinale a alternativa CORRETA: A) O trabalho assalariado não exigia o aumento da oferta de moeda, uma vez que os próprios donos remuneravam seus empregados. B) Os primeiros governos investiram em uma política monetária bastante expansiva, aumentando as emissões de moeda. C) Embora tenha se observado uma expansão da base monetária (MO), o nível de M1 e M2 acabaram sendo inferiores daqueles observados no período do Império. D) A economia brasileira conviveu com a combinação de políticas monetárias restritivas e políticas fiscais expansivas, com foco no crescimento econômico-industrial.

O projeto de desenvolvimento da economia brasileira refere-se a um processo bastante importante para a história econômica do país. Contudo, não estiveram ausentes muitos conflitos sociais para que a chamada Velha República fosse superada, tal como a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado. Sobre os precedentes do desenvolvimento econômico brasileiro entre os séculos XIX e XX, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Muitas foram as Revoltas que contribuíram com o declínio da República Velha e, assim, dar impulso a um movimento em direção ao processo de industrialização no Brasil.
II- A Velha República procurava defender os ideários sociais, opor-se à política cafeeira, além de se posicionar contra as políticas centralistas e autoritárias de muitos presidentes.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina