Buscar

O que podemos afirmar sobre a bile?

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Beatriz Cantarelli

A bile é um fluido produzido no figado ( cerca de 800 Ml diariamente), resultado da filtração de excretas levados através da veia porta, como pela arteria hepática principal. Tem função de emulsificar gordura para que o suco pancreático possa agir, assim ela só é liberada se tiver gordura. Ela é produzida constantemente e vai descendo através do ducto hepatico comum até o colédoco, mas se o esfíncter do ducto colédoco estiver fechado ela volta pelo ducto cístico e se armazena na vesícula biliar que tem capacidade de cerca de 50 ml.

5
Dislike0
User badge image

Silvio Filho

Bilebílisfel ou suco biliar é um fluido produzido pelo fígado (produz cerca de um litro de bile por dia), e armazenado na vesícula biliar- capacidade de armazenar 20 - 50 ml de bile - e atua na digestão de gorduras (através da ação da lipase pancreática, uma enzimaproduzida pelo pâncreas), determinados microrganismos para evitar a putrefação de alguns alimentos e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O fígado é um órgão importante que está presente em humanos e vertebrados. O fígado humano tem um peso médio de 1500 g, está localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma, secreta bile essencial para a digestão de gorduras e tem muitas outras funções, incluindo a síntese de proteínas.

Em especial, a vesícula biliar é um órgão anexo ao fígado que serve para armazenar a bile produzida pelo fígado para que quando necessário, seja usada. A bile, por sua vez, tem por função emulsificar gorduras (transformar porções compactas de gorduras em partes menores – as micelas), facilitando sua quebra ao longo do processo de digestão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais