Logo Passei Direto
Buscar
É correto afirmar que o Estado pode praticar violações de Direitos Humanos?
Não, pois ele tem o dever de proteger e servir.
Não, pois os agentes do Estado estão impedidos por lei de violar Direitos Humanos.
Sim pois no exercício de suas funções pode haver ilegalidades e abusos aos direitos e liberdades individuais, por exemplo.
Sim, mas apenas com autorização de comando superior, como Secretários, Prefeitos, Governadores e Ministros de Estado.
Não, pois existem princípios próprios da Administração Pública, como legalidade e eficiência, bastando a lei para inibir as condutas.
User badge image
DireitosHumanizados

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A afirmação correta é que o Estado não deve praticar violações de Direitos Humanos, pois tem o dever de proteger e servir a população. No entanto, na prática, pode ocorrer que agentes do Estado cometam ilegalidades e abusos, o que é inaceitável e deve ser combatido. Portanto, a resposta mais adequada seria: "Sim, pois no exercício de suas funções pode haver ilegalidades e abusos aos direitos e liberdades individuais, por exemplo." Isso não significa que essas violações sejam justificáveis, mas reconhece que elas podem ocorrer.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os direitos sociais tiveram um grande avanço na Constituição de 1988 em comparação às legislações anteriores.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
São considerados direitos sociais a inafastabilidade da justiça e a presunção da inocência.
Os direitos sociais contemplam apenas cidadãos considerados vulneráveis.
A isonomia perante a lei é uma conquista contemplada no rol de direitos sociais.
Direitos sociais e direitos da personalidade são sinônimos.
Os direitos trabalhistas como férias e 13º salário pertencem ao rol de direitos sociais.

De acordo com a Constituição Federal, a remoção de grupos indígenas das terras que tradicionalmente ocupam é:
Vedada, salvo, ad referendum do Senado Federal, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Vedada, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Vedada, salvo, ad referendum da Câmara dos Deputados, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.

Sobre o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, assinale a alternativa incorreta:
A Comissão Interamericana é composta por nove membros, denominados comissários, que devem ser pessoas de alta autoridade moral e de reconhecido saber em matéria de direitos humanos.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judicial autônoma, cujo objetivo é a aplicação e a interpretação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
Acerca da legitimidade para provocar a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a Convenção Americana dispõe que somente os Estados-partes que tenham reconhecido a jurisdição da Corte e da Comissão podem fazê-lo.
De acordo com o art. 33 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, tem competência para realizar a proteção dos direitos humanos previstos na Convenção a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
O sistema interamericano tem como documentos mais importantes a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, além de outros instrumentos normativos instituídos no âmbito do sistema.

O século XX foi importante para a consolidação de políticas de formalização dos Direitos Humanos. Marque a opção que retrata um exemplo de ato ou documento histórico com repercussão jurídica em favor dos Direitos Humanos:
A 1ª Grande Guerra Mundial
Os Atos Institucionais do Regime Militar no Brasil nos anos 1960
A Revolução Russa de 1917
A Guerra do Golfo
A Consolidação das Leis no Trabalho no Brasil, em 1943

Mais conteúdos dessa disciplina