Buscar

Qual é a diferença entre a teoria geral do direito e direito positivo?

💡 2 Respostas

User badge image

Livia Froner

Segundo Miguel Reale, "a Teoria Geral do Direito tem por fim, como se vê, a determinação das estruturas lógicas da experiência jurídica em geral, de tal modo que as suas conclusões, como já o dissemos, sejam válidas tanto para o jurista como para o sociólogo ou o historiador do Direito. A Teoria Geral do Direito elabora também seus princípios, mas como generalizações conceituais, a partir da observação dos fatos, em função das exigências práticas postas pela unidade sistemática das regras." (REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 313). 

Nesse sentido, a Teoria Geral do Direito preocupa-se em conceituar, estabelecer e estudar as categorias jurídicas fundamentais que servirão de base nos diversos ramos e disciplinas do Direito, como conceito de norma jurídica, modelo jurídico, relação jurídica, sujeito do direito, direito subjetivo, fonte do direito etc. 

Já o Direito Positivo, em linhas gerais, seria aquele estabelecido ou posto pelo poder soberano, em determinado momento histórico, isto é, a norma jurídica que entrou em vigor e teve eficácia ou continua tendo.  

Além disso, de acordo com Miguel Reale, "direito positivo é um sistema orgânico de preceitos ou disposições que se destinam aos membros de uma convivência visando à realização de suas finalidades comuns fundamentais". (REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 234). 

O Direito Positivo é compreendido pela dogmática jurídica (teoria de conhecimeto positiva do Direito Positivo).

Entende se por dogmática jurídica como "o estudo do sistema de normas jurídicas vigentes em determinada época e local. Seu objetivo é conhecer as normas, interpretá-las, integrá-las no sistema, aplica-las aos casos concretos. É chamada de ‘dogmática’ porque a situação do jurista – seja ele advogado, juiz, escrivão, promotor – perante a norma jurídica é semelhante à do fiel diante de dogmas. Deve aceitar a norma vigente como ponto de partida inatacável. Muitos preferem denomina-la de Teoria do Direito Positivo ou Ciência do Direito em sentido estrito ou, ainda, jurisprudência...” (MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. 28 ed. São Paulo: RT, 2009, p. 142). 

Diga-se que podemos considerar a existencia de um teoria geral do Direito aquela válida no âmbito da dogmática jurídica.   

Logo, de certo modo, em linhas simplistas, a Teoria Geral do Direito pretende estabelecer os preceitos, princípios e conceitos no âmbito do sistema de direito positivo, da dogmática jurídica.    

   

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

São conceitos bastante diferentes.

A Teoria Geral do Estado (TGE) é uma disciplina que estuda os fenômenos do Estado, de maneira geral, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo.

Funciona como disciplina introdutória ao Direito Constitucional, e ao Direito Público de uma maneira geral, vez que, para estudar as Constituições modernas, e mais precisamente a Constituição de 1988, é necessário que sejam feitas análises de como as constituições se tornaram o que elas são nos dias de hoje, bem como estudar as teorias e teóricos que influenciaram nesse caminho. Ademais, autores estudados na disciplina podem explicar com primazia os mecanismos inseridos na ordem constitucional, e sua relação com a sociedade.

Tal disciplina é extremamente importante na formação do jurista, tendo em vista que da a base necessária para o aprendizado do Direito, assegurando que o aluno tenha uma visão prévia acerca do comportamento coletivo do homem, do seu desenvolvimento, da política, e dos pensamentos que envolvem a matéria.

Já o Direito Positivo é aquele conhecido como o pensamento que dispõe a superioridade da norma escrita sobre a não escrita (direito natural).

A norma positiva é a norma posta pelo homem,  portanto, possuindo eficácia limitada, e sendo válida somente nos locais nos quais a observa, bem como, é constantemente alterada.

Os positivistas defendem que o direito positivo é o único capaz de dizer o direito, conforme menciona Tércio Sampaio Ferraz Júnior em seu livro Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, denominação: “A tese de que só existe um direito, o positivo nos termos expostos, é o fundamento do chamado positivismo jurídico”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais