Buscar

se se danifica o rim afecta -se o crescimento? porque?

fisiologia

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Dias

Bem, a sua pergunta é muito ampla, mas, podemos pensar dentre outras coisas que a vitamina D depende da integridade renal porque a enzima conversora dessa em sua forma ativa não será produzida de maneira adequada em caso de comprometimento renal. Se eu não tenho vitamina D o processo de crescimento ósseo dependente dessa vitamina D para, por exemplo, absorver o Ca2+ intestinal não será efetivo e assim o crescimento será comprometido. Espero que ajude.

0
Dislike0
User badge image

Guilherme Dias

Além disso, a função do paratormônio em reabsorção do cálcio será prejudicada. E fora que o rim é responsável pelo equilíbrio eletrolítico do LIC e do LEC de forma que um acometimento renal de forma ampla afeta não só o crescimento, mas todos os processos de homeostase corporal. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os rins são órgãos que pertencem ao sistema urinário e que possuem como principais funções a produção de urina, a eliminação de produtos do metabolismo, a regulação do volume de líquidos do organismo, a eliminação de toxinas do sangue e o controle da pressão arterial.

Entretanto, de forma indireta, o rim influência o crescimento, visto que a circulação de importantes hormônios, como o hormônio do crescimento, acontece em meio aquoso.

A secreção do hormônio do crescimento é responsabilidade do hipotálamo, que consiste em uma região do encéfalo dos mamíferos, situada abaixo do tálamo e acima da hipófise, dentro dos dois hemisférios cerebrais. Ele trata-se de uma pequena porção do diencéfalo e é tratado como uma das principais estruturas do sistema nervoso central.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais