Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
O diagnóstico ambiental é a caracterização da qualidade ambiental de uma determinada área (impactada ou não), de modo a fornecer conhecimento suficiente para embasar a identificação e a avaliação dos impactos nos meios físico, biológico e socioeconômico, visando ao correto planejamento de ações para evitar ao máximo impactos ambientais ou, então, realizar a correta recuperação de áreas.
Para análise do meio socioeconômico, deve analisar-se
a. levantamento geológico.
b. análise da fauna associada
c. a sucessão ecológica em que a vegetação se encontra
d. a qualidade das águas superficiais e subterrâneas.
e. ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para analisar o meio socioeconômico em um diagnóstico ambiental, é fundamental considerar aspectos que envolvem a interação da sociedade com o meio ambiente, incluindo a ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia. Além disso, é importante destacar a relevância dos sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais, bem como as relações de dependência entre a sociedade local e os recursos ambientais. Analisando as opções: a) Levantamento geológico - Foca mais no aspecto físico do ambiente, não diretamente no socioeconômico. b) Análise da fauna associada - Relaciona-se mais ao meio biológico do que ao socioeconômico. c) A sucessão ecológica em que a vegetação se encontra - Refere-se ao meio biológico e ecológico, não ao socioeconômico. d) A qualidade das águas superficiais e subterrâneas - Relaciona-se ao meio físico e ambiental, mas não aborda diretamente o aspecto socioeconômico. e) Ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos - Esta opção abrange todos os aspectos relevantes para a análise do meio socioeconômico. Portanto, a alternativa correta é: e) ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desde a década de 30, o Brasil dispõe do Código de Águas – Decreto no 24.643, de 10 de julho de 1934. Entretanto, em vista do aumento das demandas e de mudanças institucionais, tal ordenamento jurídico não foi capaz de incorporar meios para combater o desequilíbrio hídrico e os conflitos de uso, tampouco de promover meios adequados para uma gestão descentralizada e participativa, exigências dos dias de hoje. Para preencher essa lacuna, foram sancionadas a Lei no 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e estabeleceu o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e a Lei no 9.984, de 17 de julho de 2000, que criou a Agência Nacional de Águas – ANA, entidade federal encarregada da implementação dessa Política e da coordenação desse Sistema. (SETTI, A.A.; LIMA, J.E.F.W.; CHAVES, A.G.de M.; PEREIRA, I.de C. Introdução ao gerenciamento de recursos. 2ª ed. – Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica, Superintendência de Estudos e Informações Hidrológicas, 2000.) Especificamente falando da análise dos recursos hídricos, Richter e Azevedo Netto (2005) ressaltam que as características físicas das águas são de pouca importância na questão sanitária e, normalmente, são fáceis de determinar. (RICHTER, C. A.; AZEVEDO NETTO, J. M. Tratamento de Água: tecnologia utilizada. 6. ed. São Paulo: Blücher, 2005.)
Entre as características físicas, pode-se citar
a. sólidos em suspensão, temperatura, sabor e odor e a condutividade elétrica.
b. temperatura, sabor e odor e a condutividade elétrica.
c. turbidez, cor e sólidos em suspensão.
d. turbidez, cor, sólidos em suspensão, temperatura, sabor e odor e a condutividade elétrica.
e. turbidez, cor, temperatura, sabor e odor.

Mais conteúdos dessa disciplina