Buscar

Qual a diferença de pressão entre os pulmões e o meio externo?

💡 7 Respostas

User badge image

Brenda Avelino

A diferença de pressão entre o meio interno – pulmões – e o meio externo – meio ambiente é o que permite as trocas gasosas. Para que ocorra a inspiração, a pressão dentro dos pulmões (intrapulmonar) precisa descer a valores abaixo da pressão barométrica. Já para que ocorra a expiração, a diferença de pressão tem que ser inversa a da inspiração. Então para que estas pressões ocorram, na inspiração é necessário que ocorra um aumento do volume pulmonar e na expiração, o volume pulmonar deve diminuir. Na inspiração ocorre contração do diafragma e dos músculos intercostais, estes movimentos proporcionam uma elevação das costelas, um abaixamento da margem inferior da cavidade torácica, aumentando assim o diâmetro dos pulmões proporcionando a expansão pulmonar.

3
Dislike0
User badge image

Arnaldo

não esqueça de citar a fonte.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão é necessário entender o mecanismo da respiração pulmonar e o sistema respiratório.

A respiração é o processo de troca de gases do ser vivo com o ambiente que, no caso dos humanos é dividida em duas etapas: Inspiração e expiração. A inspiração consiste no processo de entrada de ar para dentro dos pulmões enquanto a expiração é a saída.

A entrada e saída de ar dos pulmões é possível devido a várias componentes e características do sistema respiratório. Na inspiração, o ar entra pelas narinas atingindo as fossas nasais onde é filtrado e aquecido, em seguida alcança a faringe e então a traqueia que se ramifica nos brônquios e por fim bronquíolos e alveólos que compõem os pulmões.

A entrada do ar é possibilitada pelo músculo diafragma localizado na caixa torácica logo abaixo dos pulmões. Esse músculo é capaz de contrair e juntamente com os músculos intercostais aumentar o volume da caixa torácica causando a entrada do ar para dentro dos pulmões. Na expulsão do ar, ou seja durante a expiração, esses músculos relaxam e a caixa torácica diminui.

Portanto, conclui-se que a pressão do ar dentro dos pulmões é inferior que o ar atmosférico no instante em que a caixa torácica aumenta de tamanho durante a inspiração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais