Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Quanto a determinacáo do parecer CNE/CP nº 9/2001 analise as asserções abaixo:
A respeito dessas assercóes, assinale a opcáo correta:
I. O Parecer CNE/CP n. 9/2001 determina que a proposição de situações didáticas por meio das prática como componente curricular deve ocorrer tanto nas disciplinas de conteúdos pedagógicos quanto nas disciplinas de conteúdo específico, em tempos e espaços específicos, que articulem as atividades práticas interdisciplinares, como a observação e a reflexão, com o registro de observações realizadas e a resolução de situações-problema existentes no cotidiano profissional do professor.
II. As práticas como componentes curriculares podem ser desenvolvidas no contexto escolar, mas náo especificamente nele, pois a insercáo na prática profissional pode ocorrer também por meio de filmes, vídeos, narrativas de professores, situacóes simuladas, estudos de caso, entre outras situacóes.
a. As assercóes I e II são proposicóes verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As assercóes I e II são proposicóes falsas.
c. A assercáo I é uma proposicáo falsa e a II é uma proposicáo verdadeira.
d. As assercóes I e II são proposicóes verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A assercáo I é uma proposicáo verdadeira e a II é uma proposicáo falsa.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada asserção: I. O Parecer CNE/CP n. 9/2001 determina que a proposição de situações didáticas por meio das práticas como componente curricular deve ocorrer tanto nas disciplinas de conteúdos pedagógicos quanto nas disciplinas de conteúdo específico, em tempos e espaços específicos, que articulem as atividades práticas interdisciplinares, como a observação e a reflexão, com o registro de observações realizadas e a resolução de situações-problema existentes no cotidiano profissional do professor. Essa asserção parece estar correta, pois reflete a proposta do parecer em relação à articulação entre teoria e prática. II. As práticas como componentes curriculares podem ser desenvolvidas no contexto escolar, mas não especificamente nele, pois a inserção na prática profissional pode ocorrer também por meio de filmes, vídeos, narrativas de professores, situações simuladas, estudos de caso, entre outras situações. Essa asserção também parece verdadeira, pois reconhece que a prática pode ser desenvolvida em diversos contextos, não se limitando apenas ao ambiente escolar. Agora, vamos avaliar as opções: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (Parece correta, pois ambas asserções são verdadeiras, mas a II não justifica a I diretamente.) b. As asserções I e II são proposições falsas. (Incorreta, pois ambas são verdadeiras.) c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (Incorreta, pois a I é verdadeira.) d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Correta, ambas são verdadeiras, mas a II não justifica a I.) e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (Incorreta, pois a II é verdadeira.) Portanto, a alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as asserções abaixo:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Antônio Nóvoa constituiu sua base teórica para a ressignificação do conceito de prática presente na reforma da formação de professores, especialmente quando tratou da simetria invertida.
II. O conceito de simetria invertida ajuda a descrever um aspecto da profissão e da prática de professor, que se refere ao fato de que a experiência como aluno, ao longo de toda a sua trajetória escolar, independe do papel que exercerá futuramente como docente.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O Parecer CNE/CP nº 28/2001 distingue a prática como componente curricular do estágio supervisionado. Assim, a prática como componente curricular, estabelece a escola como foco da formação e a prática pedagógica como objeto de reflexão-ação-reflexão permanente.
Com base nisso, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para os respectivos significados de prática como componente curricular e estágio supervisionado.
( ) A prática deve ser planejada a partir da elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu processo;
( ) Em articulação extrínseco com o estágio supervisionado e com às atividades de trabalho acadêmico, a prática concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador;
( ) A correlação teoria e prática é um movimento momentâneo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar;
( ) O estágio supervisionado é um conjunto de atividades de formação, realizadas sob a supervisão de docentes da instituição formadora, e acompanhado por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional;
( ) O estágio supervisionado tem o objetivo de consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso por meio das demais atividades formativas, exclusivamente de caráter teórico.
a. V - F - V - V - F.
b. V - F - F - V - F.
c. V - V - F - F - V.
d. V - F - F - F - V.
e. F - F - V - V - F.

Na unidade II destaca-se que os Pareceres do Conselho Nacional de Educação – Câmara Plena (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação de professores da Educação Básica.
Diante disso, assinale a opção correta.
a. A prática como componente curricular está associada aos aprendizados das teorias formativas da docência, tendo a pesquisa teórica como eixo principal para a formação de professores.
b. A formação pautada unicamente por meio da teoria é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, tornando-se elemento essencial para o desenvolvimento da habilidade investigativa e contribuindo para a sua formação profissional, artística, científica e política.
c. Os Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação dos alunos inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
d. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, entretanto, a prática não deve limitar-se a um espaço isolado, tampouco ser reduzida ao estágio.
e. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, nesse momento a prática deve limitar-se a um espaço isolado do ambiente educacional.

De acordo com a unidade II, a nova relação entre teoria e prática, exposta a partir da década de 1980 reforça os pensamentos que vão contra o modelo aplicacionista, a partir do qual se estuda para depois “aplicar” somente nos estágios no final do curso. Desse modo, a prática como componente curricular envolve conhecimento e análise de situações pedagógicas, não dependendo somente da observação direta nas escolas.
Voltada para a relação entre teoria e prática, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) A prática como componente curricular envolve conhecimento e análise de situações pedagógicas e não depende da observação direta nas escolas;
( ) É correto afirmar que a prática é mais eficiente se estiver situada rigidamente antes ou depois das matérias consideradas teóricas, pois proporciona o desenvolvimento dos alunos inseridos nos cursos de licenciatura;
( ) A prática como componente curricular pode ser desenvolvida por meio do uso de tecnologias da informação; narrativas orais e escritos de professores; produções de alunos; situações simuladas; estudo de caso; e, produção de material didático;
( ) O estágio supervisionado é caracterizado pelo tempo de permanência in loco no futuro espaço de exercício profissional sob a forma supervisionada por um professor qualificado na área;
( ) O Parecer CNE/CP nº 28/2001 distingue a prática como componente curricular do estágio supervisionado. A prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino.
a. F - V - V - F - F.
b. V - F - V - V- V.
c. V - F - V - F - V.
d. V - V - V - V - V.
e. F - F - V - F - F.

A finalidade da prática como componente curricular é construir conhecimentos relacionados aos campos de atuação profissional do pedagogo por meio das diversas atividades formativas como parte das disciplinas ou como projetos integradores, aproximando teoria e prática à formação pedagógica dos acadêmicos.
Nesse sentido, tendo como base os escritos de Barbosa e Cassiani (2017), assinale a alternativa correta.
a. Conforme Barbosa e Cassiani (2017), quando atuam como pesquisadores, professores e futuros professores têm mais condições de decidir quando e como aplicar os resultados da pesquisa que estão realizando.
b. De acordo com Barbosa e Cassiani (2017), compreende-se os significantes teoria e prática não em polos opostos e/ou contraditórios, mas como um par binário no qual os termos se constituem mutuamente.
c. Barbosa e Cassiani (2017) ressaltam a importância de considerar a relação dos cursos de formação de professores e as escolas como um processo de investigação e reflexão da prática docente.
d. Para Barbosa e Cassiani (2017) deve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade docente.
e. Barbosa e Cassiani (2017) destaca que se precisa do cuidado necessário na implementação das novas políticas educacionais no Brasil, que buscam ampliar o espaço e a carga horária de prática docente, para não se ter um “recuo de teoria”, ou seja, uma demasiada diminuição de conhecimentos teóricos necessários ao ensino.

Na unidade II, observamos que tanto a carga teórica necessária à formação como o desenvolvimento das Práticas como Componentes Curriculares aproximam o estudante da realidade social e profissional. Diante disso, observe as asserções abaixo:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I- A PCC é uma prática que deve produzir algo no âmbito do ensino e pode ser entendida como uma ferramenta para a problematização e a teorização de questões pertinentes ao campo da educação e à área de ensino, oriundas do contato direto e/ou indireto com o espaço escolar e educacional e com o espaço das vivências e experiências acadêmicas ou profissionalizantes; e ainda como uma possibilidade para viabilizar a integração entre os diferentes aportes teóricos que compõem a investigação científica e os campos de conhecimento em educação e ensino (TORRES; SILVÉRIO e MAESTRELLI, 2017, p. 217).
II- No que se refere à PCC e à superação do mecanismo de transposição didática, como forma de transmissão unidirecional de um conteúdo disciplinar descontextualizado, é preciso um esforço didático para tornar as experiências mais reflexivas, buscando associá-las com as pesquisas sobre ensino das diversas especialidades das áreas de conhecimento relacionadas ao ensino, de tal forma que se a transposição didática for proposta como atividade, levará em conta os pré-requisitos apontados nessas investigações para o tratamento de determinado assunto ou conteúdo (SILVÉRIO, 2017, p. 167).
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

A partir das bases normativas ressaltadas na unidade II, identificamos que as dúvidas que permeiam o trabalho dos gestores institucionais e dos professores no processo de construção curricular dos cursos de licenciatura se intensificam, uma vez que o Parecer 28/2001 previa que a prática deveria “trazer as marcas das instituições, prescrita nos projetos pedagógicos de seus cursos”.
Levando em consideração os pressupostos estabelecidos no Parecer 28/2001, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) A prática de ensino e a prática como componente curricular são aspectos distintos na constituição dos cursos que formam professores, ao mesmo tempo em que deveriam estar articuladas;
( ) Seguindo às concepções estabelecidas pelo Parecer 28/2001, Weber (2002) salienta a necessária vinculação entre teoria e prática expressa, entre outros aspectos, por intermédio da definição da prática como componente curricular;
( ) A prática de ensino e a prática como componente curricular são aspectos idênticos na constituição dos cursos que formam professores, não podendo estar separados durante o desenvolvimento do currículo;
( ) De acordo com o Parecer n. 28/2001: “a prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino (CNE, 2002, p.10)”, sem, contudo, repetir a fórmula da prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado;
( ) A dimensão prática deve vir diluída ao longo do curso entre as disciplinas de caráter propositivo, estabelecendo uma relação dialética entre teoria e prática.
a. V - F - V - F - V.
b. V - V - F - V - V.
c. F - V - V - V - F.
d. V - V - V - V - V.
e. F - F - F - F - F.

Em 2002 são publicadas pelo CNE, duas resoluções que tratam da formação de professores, buscando contribuir no processo de compreensão da prática como um componente curricular, inclusive definindo a carga horária mínima destinada à prática e ao estágio.
Levando em consideração o Art.1 da Resolução n°2/2002, analise as asserções abaixo assinalando a correta:
I- A Resolução n° 2/2002 estabelece 1200 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza cientificocultural;
II- A Resolução n° 2/2002 estabelece 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.;
III- A Resolução n° 2/2002 estabelece 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;
IV- A Resolução n° 2/2002 estabelece 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;
V- A Resolução n° 2/2002 estabelece 600 (seiscentas) horas de aulas para os conteúdos complementares de natureza cultural.
a. Apenas III está correta.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, IV e V estão corretas.
e. Apenas IV e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina