Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo Numérico

Colégio Objetivo
Consideremos uma função f e um intervalo [a, b] para o qual f é contínua em todos os pontos do intervalo e f(a)·f(b) < 0.
Qual o método que consiste em dividir o intervalo [a, b] ao meio sistematicamente até que, para um dado ε > 0, o critério de parada seja satisfeito? Assinale a alternativa CORRETA:
A Método da bissecção.
B Método da ordem de convergências.
C Método da Gauss.
D Método simples.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A situação descrita na pergunta refere-se a um método numérico utilizado para encontrar raízes de funções contínuas em um intervalo onde a função muda de sinal, ou seja, \( f(a) \cdot f(b) < 0 \). O método que divide o intervalo [a, b] ao meio sistematicamente é conhecido como o Método da Bissecção. Vamos analisar as alternativas: A) Método da bissecção - Este é o método correto, pois ele divide o intervalo ao meio e verifica em qual subintervalo a raiz se encontra, repetindo o processo até que o critério de parada seja satisfeito. B) Método da ordem de convergências - Este não é um método específico para encontrar raízes, mas sim uma análise de como um método converge para a solução. C) Método da Gauss - Este método é mais associado a resolução de sistemas de equações lineares, não a busca de raízes de funções. D) Método simples - Este termo é muito vago e não se refere a um método específico para a situação descrita. Portanto, a alternativa correta é: A) Método da bissecção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As expressões algébricas que se formam a partir da união de duas ou mais variáveis e constantes, relacionadas através de operações de multiplicação, subtração ou adição, recebem o nome de polinômios. Dado o polinômio P (x) = 0,6x² + 0,9x - 3, determine o seu valor para x igual a 0,5.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O valor do polinômio é 1,65.
B O valor do polinômio é -1,5.
C O valor do polinômio é 3,6.
D O valor do polinômio é -2,4.

Muitas situações-problema, como consumo de água, produção de uma empresa, entre outras, são resolvidas por meio de funções. Nesse processo, com o auxílio da representação gráfica, busca-se entendimento dos fenômenos mais variados. Dependendo de algumas características da função, tem-se métodos distintos de resolução. Um dos métodos de resolução que define o consumo de água num determinado tempo ou quantas horas a mais os funcionários terão que trabalhar para suprir um funcionário ausente pode ser solucionado pelo método de interpolação linear.
Sobre a interpolação polinomial linear, analise as sentenças a seguir: I- Pode ser utilizada desde que f seja uma função monótona, crescente ou decrescente. II- Depende da restrição do intervalo, a fim de obtermos um polinômio de grau 1. III- É eficiente quando, para o mesmo conjunto de valores de x, queremos interpolar duas funções distintas. IV- É utilizado quando estamos interessados no valor de f em apenas um ponto x. Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças II e IV estão corretas.
B - As sentenças I e III estão corretas.
C - As sentenças II e III estão corretas.
D - As sentenças I e IV estão corretas.

Método iterativo clássico que data do final do século XVIII. Técnicas iterativas são raramente utilizadas para solucionar sistemas lineares de pequenas dimensões, já que o tempo requerido para obter um mínimo de precisão ultrapassa o requerido pelas técnicas diretas como a eliminação gaussiana. Contudo, para sistemas grandes, com grande porcentagem de entradas de zero, essas técnicas aparecem como alternativas mais eficientes. Sistemas esparsos de grande porte frequentemente surgem na análise de circuitos, na solução numérica de problemas de valor de limite e equações diferenciais parciais.
De que método estamos falando?
A Método de Gauss.
B Método de bissecção.
C Método de Jacobi.
D Método de Newton.

Mais conteúdos dessa disciplina