Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Colégio Objetivo
Analise a seguinte situação: Uma prova com duas questões foi dada a uma classe de quarenta alunos: Dez alunos acertaram as duas questões; 15 acertaram a primeira questão; 10 acertaram a segunda questão.
Quantos alunos erraram as duas questões? Assinale a alternativa CORRETA:
A 25 alunos.
B 10 alunos.
C 5 alunos.
D 20 alunos.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, vamos usar o princípio da inclusão-exclusão. 1. Temos 40 alunos no total. 2. 15 alunos acertaram a primeira questão. 3. 10 alunos acertaram a segunda questão. 4. 10 alunos acertaram ambas as questões. Agora, vamos calcular quantos alunos acertaram pelo menos uma questão: - Alunos que acertaram apenas a primeira questão: 15 - 10 = 5 - Alunos que acertaram apenas a segunda questão: 10 - 10 = 0 - Alunos que acertaram ambas as questões: 10 Portanto, o total de alunos que acertaram pelo menos uma questão é: 5 (apenas a primeira) + 0 (apenas a segunda) + 10 (ambas) = 15 alunos. Agora, para encontrar quantos alunos erraram ambas as questões, subtraímos o número de alunos que acertaram pelo menos uma questão do total de alunos: 40 (total) - 15 (que acertaram pelo menos uma) = 25 alunos. Assim, a alternativa correta é: A) 25 alunos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um intervalo no conjunto dos números reais é um conjunto que contém todos os números reais que estão entre os dois extremos, por exemplo, (2,5] é o intervalo que contém todos os números reais que são maiores que 2 e menores e iguais a 5.
Dados os intervalos A = ( -1, 3), B = [1, 4], C = [2,3), D = (1,2] e E = (0, 2], determine e assinale a alternativa CORRETA:
A (1, 2)
B [1, 2]
C (1, 2]
D [1, 2)

Um múltiplo de um número A qualquer é todo valor que resulta da multiplicação de um número natural com o número A. Então podemos pensar que os múltiplos de um número são aqueles que estão na 'tabuada' desse número.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O 3 e 12 são números primos.
b) O máximo divisor comum de dois números primos entre si é 2.
c) O mínimo múltiplo comum de 6 e 16 é 48.
d) O 3 é múltiplo de 14.

Mais conteúdos dessa disciplina