Logo Passei Direto
Buscar
O SUS possui campo de atuação nas áreas de vigilância sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador e assistência terapêutica integral.
Assinale a alternativa a seguir que descreve uma função da vigilância epidemiológica, especificamente.
Realizar ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Consiste no desenvolvimento de capacidades e meios técnicos para que os gestores e profissionais da Assistência Social possam conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual são responsáveis, induzindo o planejamento de ações preventivas e contribuindo para o aprimoramento das ações que visem à restauração de direitos violados e à interrupção de situações de violência.
Ações voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A função da vigilância epidemiológica, especificamente, é: "Ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos." Essa alternativa descreve bem o papel da vigilância epidemiológica no SUS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Departamento de Polícia Federal (DPF) - Perito Criminal / 2018 - adaptada) Tendo em vista que, diariamente, a Polícia Federal apreende uma quantidade X, em kg, de drogas em determinado aeroporto do Brasil, e considerando os dados hipotéticos da tabela a seguir, que apresenta os valores observados da variável X em uma amostra aleatória de 5 dias de apreensões no citado aeroporto.
A classificação da epidemiologia em relação aos dados apresentados é:
epidemiologia analítica.
epidemiologia descritiva.
epidemiologia experimental.
epidemiologia social.
epidemiologia teórica.

"É um conjunto de conceitos, métodos e formas de ação prática que se aplicam ao conhecimento e transformação do processo saúde-doença na dimensão coletiva ou social". Essa interpretação corresponde ao propósito da:
epidemiologia teórica.
epidemiologia analítica.
epidemiologia experimental.
epidemiologia descritiva.
epidemiologia social.

Um estudo válido e preciso é aquele que traz consigo uma mensagem forte, que é dificilmente questionada por erros metodológicos. Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I. Validade refere-se ao grau em que um instrumento realmente mede a variável que pretende medir.
II. A confiabilidade das estimativas fornecidas pelos estudos poderá ser avaliada através de testes estatísticos.
III. A validade externa diz se as conclusões de uma investigação, obtidas de uma amostra, podem ser generalizadas para uma população de referência.
IV. A validade de um estudo epidemiológico está relacionada à ausência de erros aleatórios, enquanto a precisão relaciona-se com a ausência de erros sistemáticos.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.

Na epidemiologia observacional, o investigador analisa, mas não faz qualquer tipo de intervenção. Sobre a epidemiologia observacional analise as afirmativas a seguir:
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I. Abrangem os relatos de caso, estudos transversais e de coorte.
II. Envolvem a tentativa de mudar os determinantes de uma doença.
III. Influenciam o desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde.
IV. Delineiam o perfil epidemiológico das populações.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

Em relação às doenças de notificação compulsória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
A assertiva que melhore responde às afirmacoes acima é:
( ) São doenças ou agravos à saúde que devem ser notificados à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de controle pertinentes.
( ) As doenças que devem ser notificadas e registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) são, entre outras: HIV, Sífilis, Violência sexual e tentativa de suicídio.
( ) As ações preventivas e de controle são norteadas pelas notificações recebidas. Além disso, o acompanhamento dos casos possibilita identificar a ocorrência de surtos e epidemias.
( ) Para a vigilância das hipertensão e de casos raros de câncer, é necessário proceder à busca imediata dos contatos desses casos.
F, F, V, F
V, V, V, F
V, F, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina