Buscar

Qual é a relação entre homeostase e fisiopatologia?

💡 4 Respostas

User badge image

Felipe Zabot

O corpo adapta-se a fim de manter homeostase, insuficiência cardíaca é um caso claro de como a homeostase age, acabando por prejudicar, assim como hipertensão portal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A palavra "homeostase" deriva do grego "homeostasis" cujo significado é "homeo = semelhança" e "stasis = ação de pôr em", estabilidade e, tendo isso em vista, define-se a homeostase como a condição de relativa estabilidade que o organismo prescinde para executar suas funções de forma adequada para manter o equilíbrio do corpo.

Os responsáveis pelo controle da homeostase são o sistema nervoso e as glândulas endócrinas, e, nesse contexto, os diversos sistemas de controle das funções corporais têm um objetivo comum: a manutenção das condições quase estáticas, ou quase constantes do meio interno, entendendo-se como meio interno o meio que envolve as células, ou seja liquido intersticial nos tecidos e o plasma no sanguíneo referem-se ao conceito de “homeostase”.

Por sua vez, a Fisiopatologia trata-se de uma área da Medicina focada no estudo e análise de fenômenos que ocasionam alterações anormais no organismo quando o mesmo está submetido a uma doença, isto é, a Fisiopatologia estuda o organismo quando o mesmo saí da condição da homeostase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais