Logo Passei Direto
Buscar
Sobre equilíbrio no mercado monetário, considere as seguintes assertivas e responda o solicitado.
Indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso, qual alternativa está correta?
I. Quando existir excesso de demanda por moeda no motivo transação, haverá pressão para que os juros subam.
II. Só existirá elevação na demanda por moeda pelo motivo especulação, uma vez que existir uma elevação nas taxas de juros praticadas na economia.
III. Quando existir excesso de oferta de moeda, haverá pressão para queda nos juros, uma vez que a elevação da oferta monetária aumenta a liquidez da economia.
IV. Quando existir excesso de oferta de moeda é porque a autoridade monetária pretende diminuir a liquidez da economia e isso pode estar relacionado à política cambial de aquisição de divisas no mercado de câmbio.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
F, F, F, V.
F, F, V, F.
V, V, V, F.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre o equilíbrio no mercado monetário: I. Quando existir excesso de demanda por moeda no motivo transação, haverá pressão para que os juros subam. É verdadeira (V). Quando há excesso de demanda por moeda, as pessoas estão dispostas a pagar mais por ela, o que leva a um aumento nas taxas de juros. II. Só existirá elevação na demanda por moeda pelo motivo especulação, uma vez que existir uma elevação nas taxas de juros praticadas na economia. É falsa (F). A demanda por moeda pode aumentar por motivos especulativos, mas não é exclusiva a situações de elevação das taxas de juros. Pode haver outros fatores que influenciam essa demanda. III. Quando existir excesso de oferta de moeda, haverá pressão para queda nos juros, uma vez que a elevação da oferta monetária aumenta a liquidez da economia. É verdadeira (V). Um excesso de oferta de moeda geralmente resulta em uma diminuição das taxas de juros, pois há mais dinheiro disponível no sistema. IV. Quando existir excesso de oferta de moeda é porque a autoridade monetária pretende diminuir a liquidez da economia e isso pode estar relacionado à política cambial de aquisição de divisas no mercado de câmbio. É falsa (F). Um excesso de oferta de moeda geralmente indica que a autoridade monetária está aumentando a liquidez, não diminuindo. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: F, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A economia monetária é um ramo especializado da macroeconomia. A macroeconomia estuda a coordenação geral das atividades econômicas, isto é, a forma e os meios pelos quais uma economia, com milhares de produtos e de agentes, pode funcionar em harmonia e, na maioria das vezes, encontrar o equilíbrio ou tender a ele. Mas, como nem sempre esse equilíbrio geral é atingido, a macroeconomia também estuda as razões ou causas das falhas dessa coordenação, assim como as suas possíveis correções, por meio de políticas econômicas apropriadas.
Sobre políticas econômicas, assinale a alternativa correta.
Se o governo elevar a cobrança de impostos das empresas, duas importantes repercussões estão previstas: redução dos resultados, o que torna o capital investido menos atraente, e também menor capacidade de investimento, por acumular menores fluxos de caixa, tornando a empresa mais dependente de empréstimos para financiar sua atividade.
A política fiscal enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito.
A política monetária centraliza suas preocupações nos gastos do setor público e nos impostos cobrados da sociedade, procurando, por meio de maior eficácia no equilíbrio entre a arrecadação tributária e as despesas governamentais, atingir determinados objetivos macroeconômicos e sociais.
A política cambial está baseada na administração das taxas de câmbio, promovendo alterações das cotações cambiais e, de forma mais abrangente, no controle das transações internacionais executadas por um país. É fixada de maneira a dificultar as necessidades de expansão da economia e promover seu desenvolvimento econômico.
O Banco Central costuma realizar diversos empréstimos às instituições financeiras, conhecidos por empréstimos de assistência à liquidez, visando a equilibrar suas necessidades de caixa diante de um aumento mais acentuado de demanda por recursos de seus depositantes. A esse tipo de instrumento dá-se o nome de operação de recolhimento compulsório.

Mais conteúdos dessa disciplina