Passei Direto
Há mais de um mês
A transaminação e a desaminação são processos que ocorrem no metabolismo de proteínas. Na transaminação ocorre a transferência de um grupo amino de um aminoácido para um esqueleto de carbono, formando outro aminoácido, através de um cetoácido. As enzimas transaminases são as responsáveis por essas reações. O grupo aceptor predominante é o cetoglutarato, produzindo glutamato e o novo cetoácido. O glutamato produzido por transaminação pode ser oxidativamente desaminado, que resulta no cetoglutarato e na liberação do grupo amino como amônia livre. Na desaminação há a retirada do grupo amina de um aminoácido, sobrando o esqueleto de carbono. O grupo amina é excretado, geralmente, no ciclo da ureia. Esse processo ocorre principalmente no fígado e rins, e fornecem α-cetoácidos e amônia, que é uma fonte de nitrogênio na síntese da ureia.
Laís Ribeiro
Há mais de um mês
Na transaminação, há a transferência de um grupo amina de um aminoácido para um esqueleto de carbono, formando assim outro aminoácido; na desaminação ocorre a retirada do grupo amina de um aminoácido, sobrando apenas o esqueleto de carbono. O grupo amina segue, geralmente, no ciclo da uréia para ser excretado.
Espero ter ajudado!
Gabriel Pereira
Há mais de um mês
Proteica? Se sim, no caso da transaminação ocorre uma reação quimica em que o grupo amina de um aminoáciado se transfere para um cetoácido, formando um novo aminoacido e um novo ácido alfa-cetônico. Já na desaminação o aminoácido libera seu grupo amina na forma de amônia através de uma sinalização quimica, se transformando em um cetoácido correspondente. O nome das enzimas resultantes dessas reações são transaminases e desaminases, respectivamente.