Logo Passei Direto
Buscar
Existem várias espécies de contratos, inclusive, segundo a teoria doutrinária prevalecente, mesmo a administração pública pode realizar tanto contratos submetidos ao regime privado quanto aos submetidos ao regime jurídico-administrativo. Assim, é necessário observar que os contratos administrativos têm características próprias.
Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
A - Os contratos privados são marcados pela verticalidade na relação entre as partes; já os contratos administrativos, pela horizontalidade.
B - Na execução de contratos administrativos admite-se a subcontratação, desde que esteja prevista no edital de licitação e no contrato.
C - Os contratos administrativos devem respeitar a forma dos contratos privados, uma vez que a teoria geral dos contratos é aplicável supletivamente a eles.
D - A mutabilidade do contrato administrativo permite a alteração unilateral da remuneração do particular.
E - Os contratos administrativos são negociados pela administração e pelo particular após a licitação, assim como nos limites estabelecidos.
User badge image
PublicoGestor

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas para identificar a alternativa correta sobre contratos administrativos: A - Os contratos privados são marcados pela verticalidade na relação entre as partes; já os contratos administrativos, pela horizontalidade. Análise: Essa afirmação está incorreta. Os contratos administrativos são caracterizados pela verticalidade, pois a Administração Pública tem prerrogativas que não existem nos contratos privados. B - Na execução de contratos administrativos admite-se a subcontratação, desde que esteja prevista no edital de licitação e no contrato. Análise: Essa afirmação está correta. A subcontratação é permitida nos contratos administrativos, desde que prevista no edital e no contrato. C - Os contratos administrativos devem respeitar a forma dos contratos privados, uma vez que a teoria geral dos contratos é aplicável supletivamente a eles. Análise: Essa afirmação é imprecisa. Embora a teoria geral dos contratos possa ser aplicada, os contratos administrativos têm regras específicas que podem não se alinhar totalmente com os contratos privados. D - A mutabilidade do contrato administrativo permite a alteração unilateral da remuneração do particular. Análise: Essa afirmação é verdadeira, mas a alteração unilateral da remuneração não é uma característica geral, pois depende de situações específicas previstas na lei. E - Os contratos administrativos são negociados pela administração e pelo particular após a licitação, assim como nos limites estabelecidos. Análise: Essa afirmação é incorreta, pois os contratos administrativos não são totalmente negociados após a licitação; eles seguem regras e condições estabelecidas no edital. Diante da análise, a alternativa correta é: B - Na execução de contratos administrativos admite-se a subcontratação, desde que esteja prevista no edital de licitação e no contrato.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina