Buscar

1) O artigo 5°, inciso XI, da C/F, estabelece que “a casa é asilo inviolável do individuo”.

Segundo interpretação doutrinária e jurisprudencial pacífica “Casa” compreende qualquer lugar de habitação do individuo tais como hotéis, pontos comerciais, boleias, trailers. Quanto ao resultado qual é a modalidade interpretativa utilizada para se chegar a essa conclusão?

💡 2 Respostas

User badge image

Jefferson Lima

hjbbjb

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Pode se chegar a tal conclusão utilizando-se do método hermenêutico teleológico, desenvolvido por Savigny:

  • Método Teleológico ou Finalista – busca a finalidade da norma. Assim, supera-se a realidade escrita da norma, embasando-a por princípios.

O referido inciso do artigo 5º fora idealizado para proteger os direitos de privacidade e personalidade da pessoa. Desta forma, não se pode interpretar a palavra casa no sentido literal, e sim estender sua aplicabilidade para um sentido mais amplo.

Para o ministro Celso de Mello, o conceito de “casa”, para efeitos da proteção constitucional, deve ter um sentido amplo, “pois compreende, na abrangência de sua designação tutelar, (a) qualquer compartimento habitado, (b) qualquer aposento ocupado de habitação coletiva e (c) qualquer compartimento privado não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade”.

[ROC em HC 90.376-2/RJ].

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais