Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Quadros (1997), sobre o ensino de Libras como segunda língua (L2), a leitura e a escrita devem ser oportunizadas para todos e todas, pois são meios para que o indivíduo consiga expressar inúmeras situações, sentimentos e outras coisas significativas para comunicação e relação com o mundo.
Sobre a importância do ensino da L2 para surdos, analise as sentenças a seguir:
I- Essa oportunidade pode promover diversas possibilidades para aprendizagem e socialização dos indivíduos.
II- Os surdos fluentes em Libras que desejam aprender a língua portuguesa na modalidade escrita são beneficiados.
III- Se destina a pessoas ouvintes que tenham interesse em aprender Libras como L2.
IV- Se trata de um ensino voltado, exclusivamente, para a alfabetização e prática da escrita de sinais e não para a língua portuguesa escrita.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Essa oportunidade pode promover diversas possibilidades para aprendizagem e socialização dos indivíduos. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o ensino de Libras como L2 realmente promove a aprendizagem e a socialização. II- Os surdos fluentes em Libras que desejam aprender a língua portuguesa na modalidade escrita são beneficiados. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois o ensino de Libras pode ajudar surdos a aprenderem a língua portuguesa escrita. III- Se destina a pessoas ouvintes que tenham interesse em aprender Libras como L2. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o ensino de Libras também é voltado para ouvintes que desejam aprender a língua. IV- Se trata de um ensino voltado, exclusivamente, para a alfabetização e prática da escrita de sinais e não para a língua portuguesa escrita. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois o ensino de Libras como L2 não se limita apenas à prática da escrita de sinais, mas também inclui a língua portuguesa escrita. Com base nas análises, as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As pesquisas afirmam que a língua de sinais tem complexidade e expressividade semelhantes às línguas orais, ou seja, as línguas de sinais não são inferiores às línguas orais, porém, são diferentes. Essa diferença implica em virtudes e limites tanto para língua de sinais quanto para línguas orais. No caso da LIBRAS, os surdos têm condições de tratar de assuntos complexos como filosofia, política, entre outros.
Sobre a linguagem de sinais, assinale a alternativa INCORRETA:
A O processo de aquisição das línguas ocorre de acordo com a maturação da criança, ou seja, tanto LIBRAS quanto as línguas orais-auditivas são internalizadas pelas crianças do modo mais simples para o mais complexo.
B É semelhante a língua oral por não ser universal, pois tanto a língua de sinais quanto as línguas orais têm suas regionalidades, gírias e outras especificidades que impedem a formação de uma língua universal.
C Tanto as crianças surdas quanto as ouvintes devem ser expostas às línguas existentes em seus ambientes sociais, pois isso facilitaria a aquisição delas.
D Se difere da linguagem oral por não possuir regionalidades, gírias e ser universal.

Embora a Língua Portuguesa seja recomendada pelo MEC para a aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva, esta é uma decisão que depende das condições do indivíduo e da decisão da família.
Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- A Língua Portuguesa pode ser oferecida pelo modo oral ou escrito para os deficientes auditivos.
II- A criança surda deve ser estimulada à leitura.
III- A Língua Portuguesa é a (L1) no sistema bilíngue.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A abordagem oralista vigorou durante muitos anos na educação dos surdos e em seus contatos familiares. Naquela época, a língua de sinais foi até proibida, privando os indivíduos surdos de ter uma língua de fato, usavam alguns elementos que classificavam esse método oralista.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Durante essa abordagem eram destacados três elementos: o treinamento auditivo, a leitura labial e o desenvolvimento da fala.
( ) Durante essa abordagem, o uso de prótese individual para amplificação de sons não é fundamental, porque não contribui para a oralização.
( ) É uma abordagem que continua a ser usada durante a aprendizagem dos surdos e é considerada pelos profissionais da área a melhor opção.
( ) Hoje as práticas oralistas são de livre escolha do indivíduo e da família, como uma alternativa, não mais como a melhor opção.
a) F - V - V - V.
b) V - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - F - V.

Regida por leis, a educação de surdos no Brasil tem a seu favor duas importantes instituições, que devem, entre as suas atribuições, subsidiar a formulação da política nacional de educação de surdos brasileira.
Sobre esses órgãos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os órgãos Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS.
II- São dois órgãos de grande expressão e relevância para os surdos, mas não lutam pelos direitos dos surdos e nem formulam ações educativas para formação de profissionais.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina