Logo Passei Direto
Buscar
Uma transformação isobárica é uma mudança termodinâmica provocando a constante de uma das variáveis de estado em um sistema fechado. Nesse sistema, é observada a troca de energia, porém, não ocorre a troca de matéria entre o gás e sua vizinhança, ou seja, seu meio externo. Esse fenômeno também é chamado de Lei de Charles e Gay-Lussac.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as transformações isobáricas, analise as afirmativas a seguir.
I. As transformações isobáricas são caracterizadas pela pressão constante.
II. A temperatura é o elemento de maior relevância na Lei de Charles, mas não de Gay-Lussac.
III. A troca de energia é uma característica importante a ser observada num sistema isobárico.
IV. A variável mais importante para transformações isobáricas é a temperatura.
I e II.
III e IV.
I e III.
II e III.
I e IV.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 5 meses

AOL 1
7 pág.

UNINASSAU RECIFE

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. As transformações isobáricas são caracterizadas pela pressão constante. Verdadeiro, essa é a definição básica de uma transformação isobárica. II. A temperatura é o elemento de maior relevância na Lei de Charles, mas não de Gay-Lussac. Falso, a Lei de Gay-Lussac também envolve a temperatura, pois relaciona a pressão e a temperatura de um gás a volume constante. III. A troca de energia é uma característica importante a ser observada num sistema isobárico. Verdadeiro, a troca de energia (na forma de calor) é uma característica importante em transformações isobáricas. IV. A variável mais importante para transformações isobáricas é a temperatura. Verdadeiro, a temperatura é uma variável crucial, pois em uma transformação isobárica, a temperatura varia enquanto a pressão permanece constante. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: - I e II: I é verdadeiro, II é falso. - III e IV: Ambos são verdadeiros. - I e III: Ambos são verdadeiros. - II e III: II é falso, III é verdadeiro. - I e IV: Ambos são verdadeiros. As alternativas que contêm todos os itens verdadeiros são: III e IV, I e III, e I e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

AOL 1
7 pág.

UNINASSAU RECIFE

Mais perguntas desse material

Foi realizado um experimento com o gás hélio, em que esse foi confinado em um local, ocupando um volume de 500 cm3, sendo submetido a uma pressão de 400 mmHg, com a variável temperatura de 300 K. Além disso, foi feita uma manipulação em alguns parâmetros desse experimento, em que houve alteração do volume para 600 cm3, e da temperatura para 373 K.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a pressão final do gás hélio é de:
P2 = 200 mmHg.
P2 = 900 mmHg.
P2 = 373 mmHg.
P2 = 270 mmHg.

O gás metano (CH4) possui massa molecular de 16 g/mol e foi submetido a um processo de queima. Precisamos determinar à que temperatura 4 gramas desse gás deverá ocupar um volume de 5 litros, considerando que ele está sendo submetido a uma pressão de 380 mmHg.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre temperatura dos gases, pode-se afirmar que a temperatura encontrada após a queima será de:
T = 5 K.
T = 16 K.
T = 130 K.
T = 25 K.

Um gás X foi aprisionado e está ocupando uma determinada sala. Sabendo-se que na sala temos a presença de apenas 5mols desse gás, e que a sala comporta um volume de 120 litros e tem uma pressão de 0,82 atm, temos nmol = 5; V = 120 L; P = 0, 82atm.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre temperatura dos gases, pode-se afirmar que a temperatura do gás X é de:
T = 82 K.
T = 24 K.
T = 250 K.
T = 240 K.
T = 120 K.

O gás é um dos estados da matéria que não possui forma ou volume definidos. Ele tem em sua formação uma infinidade de partículas (cátions, íons, elétrons, etc), que foram elementos de estudo de diversos cientistas ao longo dos séculos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gases, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Gás é um fluido que possui as propriedades de compressibilidade e expansibilidade e que tende a ocupar todo o espaço onde está contido.
II. ( ) Gás é um líquido cujas moléculas que o constituem estão bastante espaçadas umas das outras.
III. ( ) A expansibilidade representa para os gases a capacidade de ocupar um maior espaço.
IV. ( ) A compressibilidade consiste na capacidade que um gás tem de reduzir o seu volume quando se encontra sob pressão.
F, F, V, V.
V, F, V, V.
F, V, F, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.

Em um dado experimento, o gás argônio foi aprisionado em um balão. Para dar procedimento à experiência, foi utilizado um volume de 20 litros do gás. Também foi considerado o número de mols que, nesse caso, foi igual a 3, e a temperatura de 20ºC.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a pressão dos gases, pode-se afirmar que a pressão encontrada nesse experimento é de:
P = 3,0 atm.
P = 20,0 atm.
P = 30,0 atm.

Em um experimento, uma massa de gás Z está sendo submetida a uma pressão de 2,0 atm. Foi verificado que o volume de ocupação foi de 10,0 litros no início do processo. Considere que temos a temperatura constante e que a massa tenha permanecido a mesma em seu estado final, porém o volume ocupado seja de 30,0L.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volume dos gases, pode-se afirmar que a pressão do gás Z é de:
P2 = 30,0 atm.
P2 = 20,0 atm.
P2 = 10,0 atm.

Em uma experiência em laboratório, uma massa gasosa X foi submetida a uma pressão de 2,0 atm, com a ocupação de um volume de 10,0 litros, a uma temperatura de 37°C. O objetivo do experimento foi manter a pressão constante e ampliar o volume de ocupação para 127°C e observar o novo volume.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gases, pode-se afirmar que o volume do gás X é de:
V2 = 310,0 L.
V2 = 20,0 L.
V2 = 125,0 L.
V2 = 400,0 L.

Um pesquisador considerou uma massa de gás argônio pra realizar um experimento. Ele submeteu o gás às condições normais de temperatura e pressão (CNTP), em que, inicialmente, a massa sob pressão foi de 2,5 atm. A temperatura foi de 150°C e o volume ocupado foi de 500 cm³.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o volume dos gases, pode-se afirmar que o volume final do gás argônio é de:
V2 = 650 cm³.
V2 = 1250 cm³.
V2 = 807 cm³.
V2 = 200 cm³.
V2 = 510 cm³.

Mais conteúdos dessa disciplina