Logo Passei Direto
Buscar
A educação do aluno com deficiência intelectual deve ter os mesmos princípios e valores que os pensados para os demais sujeitos e da mesma forma, não pode determinar limites para suas construções. Deve antes considerar alguns aspectos relativos justamente a sua forma diferenciada, e não inferior, de construção de saberes, levando-os a ampliar suas capacidades para além de aprender determinados conteúdos acadêmicos e ensinando a aumentar seu repertório de aprendizagens e capacidade de autonomia.
Sobre a educação do aluno com deficiência intelectual, é correto afirmar o quê?
a. Quando se organiza o trabalho educativo, é primordial conhecer peculiaridades do caminho de desenvolvimento; e se deve ater ao domínio dos aspectos biológicos e das possíveis limitações advindas da deficiência.
b. A educação para alunos com deficiência intelectual deve ser exclusiva de escolas especiais, uma vez que, na escola comum, esse aluno não consegue acompanhar os demais.
c. Para atingir os objetivos da ação educativa, as atividades devem propor a superação das limitações, ultrapassando a mera proposição de ajustar-se às suas insuficiências.
d. Significa considerar a inteligência um conjunto estático de aptidões que pode ser desenvolvido a partir de intervenções adequadas que a educação pode impulsionar.
e. Não requer apoio pedagógico especializado e organizado com estratégias e com recursos diversificados adequados aos objetivos educacionais propostos.
User badge image
EducaFit

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta sobre a educação do aluno com deficiência intelectual: a) Quando se organiza o trabalho educativo, é primordial conhecer peculiaridades do caminho de desenvolvimento; e se deve ater ao domínio dos aspectos biológicos e das possíveis limitações advindas da deficiência. - Embora conhecer as peculiaridades seja importante, essa opção foca muito nas limitações, o que não é o ideal na educação inclusiva. b) A educação para alunos com deficiência intelectual deve ser exclusiva de escolas especiais, uma vez que, na escola comum, esse aluno não consegue acompanhar os demais. - Esta afirmação é incorreta, pois a educação inclusiva defende que alunos com deficiência devem ter acesso à escola comum. c) Para atingir os objetivos da ação educativa, as atividades devem propor a superação das limitações, ultrapassando a mera proposição de ajustar-se às suas insuficiências. - Esta opção está correta, pois enfatiza a importância de superar limitações e promover o desenvolvimento do aluno. d) Significa considerar a inteligência um conjunto estático de aptidões que pode ser desenvolvido a partir de intervenções adequadas que a educação pode impulsionar. - Esta afirmação é problemática, pois a visão de inteligência como algo estático não é adequada; a educação deve promover o desenvolvimento contínuo. e) Não requer apoio pedagógico especializado e organizado com estratégias e com recursos diversificados adequados aos objetivos educacionais propostos. - Esta opção é incorreta, pois alunos com deficiência intelectual frequentemente necessitam de apoio pedagógico especializado. Portanto, a alternativa correta é: c) Para atingir os objetivos da ação educativa, as atividades devem propor a superação das limitações, ultrapassando a mera proposição de ajustar-se às suas insuficiências.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns avanços puderam ser observados nas políticas públicas no Brasil no que diz respeito à pessoa surda. Pode-se destacar o reconhecimento da LIBRAS como forma legal de comunicação e de expressão das pessoas surdas brasileiras, por meio da lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi regulamentada pelo decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que definiu as formas institucionais no uso e na difusão da LIBRAS para um maior acesso das pessoas surdas à educação. Sobre LIBRAS, qual é a afirmação FALSA? a. A proposta contempla o direito linguístico da pessoa surda e possibilita o acesso ao conhecimento, à cultura e às relações sociais por meio de sua língua de domínio, respeitando, ainda, suas condições diferenciadas de aprendizado. b. Não se pode entender a Libras como complementar ou acessória no âmbito escolar. Na verdade, é a base para todo o aprendizado do aluno e deve ser prioridade em uma proposta de Educação Bilíngue c. O desenvolvimento de uma educação bilíngue de qualidade é fundamental para o exercício de sua cidadania, de modo que o acesso aos conteúdos curriculares, à leitura e à escrita não dependam do domínio da oralidade d. Instituições de ensino devem assegurar o atendimento diferenciado para alunos surdos, em todas as etapas da educação e, também, profissionais como professor bilíngue, instrutor surdo e intérpretes de Libras. e. Os surdos têm direito a uma educação bilíngue que priorize a língua portuguesa e o aprendizado da língua de sinais como segunda língua

Mais conteúdos dessa disciplina