Buscar

Que papéis são desempenhados pelo fígado e pelos hormônios no funcionamento global do organismo?

💡 6 Respostas

User badge image

Maria Beserra

O fígado está ligado à degradação hepática de muitas substâncias por enzimas hepáticas, inclusive de fármacos que são administrados por via oral. Além disso, o fígado é responsável por armazenar enegia em forma de glicogêncio que vai ser degradado em glicose, responsvel pelo metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas e processamento de alguns hormônios.

Os hormônios estão ligados a funções simples e importantes do corpo. 

Eles são responsáveis por zelar pelo seu sono, fazer seu sistema reprodutor trabalhar, preparar seu corpo para situações de estresse, metabolizar o que você come e ainda influenciam seu humor e comportamento. E mais: são capazes de promover uma série de alterações físicas visíveis, que vão desde impulsionar o crescimento até o ganho ou perda de peso, por exemplo.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas principalmente por glândulas e injetadas diretamente na corrente sanguínea. Eles percorrem o corpo até encontrar as células-alvo, aquelas nas quais vão agir. Por meio de receptores, se acoplam nessas células e iniciam suas funções.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dentre todos os órgãos do corpo, o fígado é o que possui maior tamanho. Ele pode ser encontrado abaixo do diafragma no quadrante superior direito da cavidade abdominal. O fígado de uma pessa adulta se estende até a borda inferior da caixa torácica.
O fígado é separado em um lobo direito e esquerdo, separados pelo ligamento falciforme. O fígado possui o seu lobo direito com tamanho maior que o lobo esquerdo. Os hepatócitos têm uma capacidade única de se reproduzir em resposta à lesão hepática.
A regeneração do fígado pode ocorrer após a remoção cirúrgica de uma parte do fígado ou após lesões que destroem partes do fígado. Podemos dizer que o fígado é um tipo de órgão que possui metabolismo em atividade e por isso é responsável por diversas funções vitais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais