Buscar

Aplicação Penal

Pena de Multa conta como reincidência?

💡 3 Respostas

User badge image

Jefferson Lucas

Conforme ensina Fernando Capez (2012): Crime anterior e imposição de multa - o agente é reincidente, pois a lei fala em crime anterior, independente da pena imposta.

 

Abraço

0
Dislike0
User badge image

Anderson Araujo

Pode fundamentar no código Jefferson Lucas?? Pois não conta como reincidência!! Quero saber de você?? Estamos aqui para aprender melhor..

Lei de Juizados Especiais. LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995.

  Art. 76. Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.

  § 4º Acolhendo a proposta do Ministério Público aceita pelo autor da infração, o Juiz aplicará a pena restritiva de direitos ou multa, que não importará em reincidência, sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo benefício no prazo de cinco anos.

0
Dislike0
User badge image

Tatiane Nascimento

Olá Anderson! Tudo bem?

Analisemos esta jurisprudência, do STJ.

PENAL. EXECUÇÃO PENAL. REGIME PRISIONAL. PENA. MULTA. REINCIDÊNCIA. ILEGALIDADE. SUSPENSÃO CONDICIONAL. CABIMENTO. O Código Penal é um conjunto integrado de normas que devem ser interpretadas de modo harmônico e sistêmico, à luz das disposições constitucionais. A condenação anterior à pena de multa não é apta, por si só, para autorizar a reincidência, pois constitui dívida de valor que não é suscetível, sob nenhum fundamento, mercê de garantia constitucional (art. 5º, LXVII), de conversão em pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos. O artigo 77, § 1º, do Código Penal não veda a concessão da suspensão condicional da pena na hipótese de reincidência decorrente de anterior imposição de multa. Habeas-corpus concedido, para afastar a reincidência e permitir a suspensão condicional da pena, nas condições estabelecidas pela sentença de 1º grau.

(STJ - HC: 22736 SP 2002/0065677-2, Relator: Ministro PAULO MEDINA, Data de Julgamento: 18/12/2003, T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicação: DJ 30.08.2004 p. 333).

A maioria dos livros que pesquisei são omissos ou afirmam que sim; porém, com esta aclarada decisão, entedemos que não... Ou que, pelo menos, há uma boa divergência quanto à questão.

Abraço para você!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais