Buscar

EIXO HIPOTALAMO HIPOFISE GLANDULA CONTROLE DE FEEDBACK NEGATIVO E POSITIVO

💡 3 Respostas

User badge image

Raquel Coimbra

Hipotálamo (neurônios parvocelulares) produz GnRH que estimula a hipófise anterior (núcleo arqueado) a produzir LH e FSH. LH e FSH atuam nas gônadas (testículos e ovários), estimulando a produção de hormônios sexuais. Os hormônios sexuais, após saturar os músculos, por exemplo, ele passa a atingir os receptores do hipotálamo e da hipófise, causando um feedback negativo, causando assim um bloqueio da produção de GnRH, LH e FSH e, consequentemente, esteroides sexuais.

GnRH é secretado direto na hipófise. Hormônio muito potente. Chega na circulação sistêmica em pouquíssimas quantidades, pois ele dilui muito rápido. Pequenas quantidades já tem um efeito mto grande na hipófise. O GnRH estimula a hipófise anterior a produzir LH e FSH (gonadotrofinas), produzidos por gonadotrofos. GnRH estimula os gonadotrofos, é um hormônio proteico. GnRH atua fora da célula. Receptores nos gonadotrofos (células produtoras de gonadotrofinas) estão na superfície da célula, que estão na hipófise anterior. Sob a ação de GnRH, os gonadotrofos aumentam a produção de LH e FSH, que são armazenadas em vesículas, no interior dos gonadotrofos, e são liberados por exocitose, interstício vascular e vão para circulação sistêmica. Os agentes hipotalâmicos têm ação parácrina.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O hipotálamo consiste em uma região do encéfalo dos mamíferos, situada abaixo do tálamo e acima da hipófise, dentro dos dois hemisférios cerebrais. Ele trata-se de uma pequena porção do diencéfalo e é tratado como uma das principais estruturas do sistema nervoso central.

Dentre as principais funções do hipotálamo, destaca-se:

  • O controle do sistema nervoso autônomo dos seres humanos;
  • O controle da temperatura corporal;
  • A regulação das emoções e dos processos de sede e fome;
  • Participa do processo de contração muscular;
  • A regulação dos estados de consciência;
  • A secreção de diversos hormônios, sendo os principais o hormônio antidiurético, os hormônios do crescimento, a oxitocina, e hormônios controladores da prolactina e da corticotrofina.
Por sua vez, a hipófise trata-se de uma glândula endócrina situada abaixo do hipotálamo e que é responsável pela regulação de outras glândulas e de diversas outras funções do organismo.

No eixo hipotálamo-hipófise, o feedback positivo (também chamado de retroalimentação positiva) é o nome dado para os processos em que os hormônios dominantes estimulam a produção de outros hormônios através do órgãos endócrinos enquanto que, por outro lado, o feedback negativo (também chamado de retroalimentação negativa) é responsável pelo controle dos níveis hormonais, isto é, o hormônio alvo endócrino flui pelo hipotálamo e pela hipófise e atua inibindo a produção e secreção de hormônios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes