Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Sobre o papel do professor tutor está incorreto:
a) segundo García-Aretio (1994), um educador a distância precisa atender aos fundamentos da ação educativa, às funções dos diversos tipos de docentes requeridos, e às estratégias de suas ações.
b) o é de interação e de colaboração, consonante à tutoria local, atua como facilitador, acompanhando o aluno no polo de apoio presencial, tendo as funções de acolher, acompanhar o aluno, esclarecer suas dúvidas, orientar suas atividades, supervisionar e colaborar na elaboração de seus trabalhos, controlar sua participação e avaliar a aprendizagem.
c) García-Aretio (1994, p. 294) já havia apontado para o professor de EaD a necessidade de realizar, como tutor, função somente orientadora, apresentando qualidades que incluem a cordialidade, capacidade de aceitação, honradez, empatia e capacidade de escuta.
d) a tutoria central é formada por uma equipe de professores e coordenador. Suas funções são apresentar as diretrizes gerais do curso, elaborar o programa de capacitação, de acompanhamento e de orientação dos tutores locais, supervisionar a atuação nos polos de apoio presencial (PAP), orientar os alunos (tutoria on-line) e formação continuada.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas está incorreta em relação ao papel do professor tutor: a) Segundo García-Aretio (1994), um educador a distância precisa atender aos fundamentos da ação educativa, às funções dos diversos tipos de docentes requeridos, e às estratégias de suas ações. - Esta afirmação parece correta, pois reflete a necessidade de um educador a distância compreender seu papel e as estratégias de ensino. b) O papel do tutor é de interação e de colaboração, atuando como facilitador, acompanhando o aluno no polo de apoio presencial, tendo as funções de acolher, acompanhar o aluno, esclarecer suas dúvidas, orientar suas atividades, supervisionar e colaborar na elaboração de seus trabalhos, controlar sua participação e avaliar a aprendizagem. - Esta descrição é coerente com as funções de um tutor, portanto, está correta. c) García-Aretio (1994, p. 294) já havia apontado para o professor de EaD a necessidade de realizar, como tutor, função somente orientadora, apresentando qualidades que incluem a cordialidade, capacidade de aceitação, honradez, empatia e capacidade de escuta. - A afirmação de que a função do tutor é "somente orientadora" é problemática, pois o papel do tutor vai além da orientação, incluindo interação e acompanhamento. Portanto, essa afirmação está incorreta. d) A tutoria central é formada por uma equipe de professores e coordenador. Suas funções são apresentar as diretrizes gerais do curso, elaborar o programa de capacitação, de acompanhamento e de orientação dos tutores locais, supervisionar a atuação nos polos de apoio presencial (PAP), orientar os alunos (tutoria on-line) e formação continuada. - Esta descrição parece correta e condiz com as funções de uma tutoria central. Dessa forma, a alternativa que está incorreta é a c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Logo,
I) Siemens (2005) foi pioneiro e principal proponente do conectivismo, um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanças específicas na forma como a informação e o conhecimento fluem, crescem e se modificam como resultados de se transitar nas imensas redes de comunicação de dados (Picciano, 2017). De fato, “a tecnologia da internet mudou o aprendizado de atividades internas e individualistas para atividades em grupo, comunidade e até mesmo em massa” (Picciano, 2017, p. 174).
II) o conectivismo “[...] é a integração de princípios explorados pelo caos, rede e complexidade e auto teorias da organização”. Daí, a aprendizagem se caracteriza como um processo que ocorre no interior de ambientes difusos, com seus elementos centrais em mudança, os quais não são completamente controlados pelo indivíduo. Porque a aprendizagem pode estar fora do indivíduo, mas presente em uma organização ou banco de dados, com o propósito de conectar conjuntos de informação especializada; assim, as conexões que possibilitam maior aprendizado são mais importantes que o conhecimento que o indivíduo, por si só, detém (Siemens, 2005).
III) a presença cognitiva é apresentada no contexto de um modelo geral de pensamento crítico e de investigação científica, com base nas teorias de Dewey (1933) sobre o pensamento reflexivo (Garrison, 2017). No ensino superior, a presença cognitiva é o elemento mais básico e significa “Até que ponto os participantes em qualquer configuração particular de uma comunidade de investigação são capazes de construir significado por meio de comunicação sustentada. [...] elemento viral no pensamento crítico” (Garrison; Anderson; Archer, 2000, p. 89).
a) I e II incorretas.
b) II e III incorretas.
c) I e III corretas.
d) II e III corretas.

Sobre:
I) a LDB, em seu artigo 80, regulamenta a EaD, registrando a primeira definição sobre o conceito dessa modalidade de educação:
II) Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (Alves, 2016)
III) segundo Paula (2010, p. 81), a universidade, considerando a sua lógica e os interesses específicos, tem estruturada a sua base central e define a sua identidade a partir de um conjunto de premissas. Portadora de estratégias, um saber organizado em função dos objetivos a serem atingidos, é um pensar interessado, “orientado para uma ação concreta – como, por exemplo, estar em contato pela cooperação internacional – com maior diversidade cultural”.
IV) as sociedades nacionais e o sistema de relações internacionais, segundo Paula (2010), consistem em componentes essenciais na globalização, como conceitos de indivíduo e de humanidade. Assim, a universidade aberta ou a distância possibilita o senso de comunidade e a descoberta da solidariedade entre as pessoas do mundo, como componentes necessários a uma eventual emergência de uma identidade global, caso exista uma ação política de cooperação de um governo nacional ou de uma instituição universitária, para que esse processo ocorra de fato.
a) I e II incorretas.
b) III e IV incorretas.
c) I e II corretas.
d) III e IV corretas.

Sobre o processo de transformação da EAD é incorreto afirmar:
(X) a) foi conceituada historicamente por Zamlutti (2006), e sua obra foi inspiração para outras definições, a exemplo dos textos de Chermann e Bonini (2001, p. 17): como uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem a partir da mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados e apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, veiculados pelos diversos meios de comunicação existentes.
( ) b) a Educação a Distância tem um percurso histórico, conduzido por fatos que privilegiaram as ações formativas, possibilitando as condições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes em instituições de ensino, como fundadores e adeptos de uma nova modalidade de ensino.
( ) c) pensar em educação consonante aos termos que delimitam problemas da educação, como escolar, escolaridade, níveis de conhecimento, estratificação do saber, pode indicar visões ou compreensões do senso comum, como fragmentos ou sinais da preocupação humana mais ampla na satisfação ou com relação ao alcance do domínio do conhecimento, na denominada sociedade da informação e do conhecimento (Formiga, 2009).
( ) d) segue uma trajetória de evolução, sendo seu início associado ao texto impresso, que funcionou como tecnologia da comunicação (Mugnol, 2016). Evoluiu ao longo da história, caracterizada por diferentes gerações, sendo a primeira destacada pelo meio de comunicação textual, a correspondência; a segunda geração pela invenção das Universidades Abertas; e a terceira foi constituída no ensino por rádio e televisão.

Mais conteúdos dessa disciplina