Buscar

como calcular: vazão, velocidade...

💡 5 Respostas

User badge image

vieira.horacio@terra.com.br

Q = v/t = v.A onde Q = vazão v = velocidade t= tempo A= área da seção
0
Dislike0
User badge image

Elaine Isa Rodrigues

estou como dúvida como calcular a vazão útil de barragem?
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem diferentes maneiras de se calcular o valor da vazão e da velocidade de um escoamento, sendo algumas teóricas e outras práticas. Para cálculo da velocidade, pode-se utilizar um tubo de Pitot, a relação entre velocidade e vazão ou a relação entre distância e tempo, por exemplo. No caso da vazão, pode-se usar como exemplo a relação entre volume e tempo e a relação entre velocidade de escoamento e área de escoamento.


Supondo que a velocidade de escoamento do fluido e a área pela qual ele escoa sejam conhecidos, a vazão desse fluido pode ser calculada por meio do produto entre essas duas grandezas. Um exemplo prático para cálculo da vazão é calcular quanto tempo demora para um tanque com volume conhecido ficar cheio ao ser alimentado pelo fluido do qual deseja-se encontrar a vazão, já que o quociente entre este volume e o tempo necessário para que ele fique cheio corresponde ao valor da vazão.


Para cálculo da velocidade, pode-se utilizar um tubo de Pitot, que é um dispositivo composto por um tubo piezométrico e uma coluna d´água que possui a ponta em 90º para que a energia cinética do escoamento seja considerada na coluna d’água formada. A diferença entre as alturas das colunas d’água corresponde à energia cinética do escoamento, que por sua vez é calculada pelo quociente entre o quadrado da velocidade de escoamento e duas vezes o valor da aceleração da gravidade.


O cálculo da velocidade de escoamento por meio da relação entre distância percorrida e espaço é experimental. Em uma tubulação com o escoamento que se deseja calcular a velocidade deve-se colocar algum objeto (normalmente uma bola) sobre e água e cronometrar quanto tempo ele precisa para chegar até uma distância conhecida ao ser transportado pela água em escoamento. O quociente entre a distância que o objeto percorreu e o tempo que foi necessário para ele percorrer essa distância corresponde à velocidade de escoamento do fluido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes