Buscar

DIFERENÇA EM FÓRMULA DE CORRENTE

Alguém me ajuda? 

Quero saber qual a diferença e quando usar estas fórmulas:

i=e/r*(1-e^-tR/L) ou i=e/r*(-e^-tR/L)

💡 5 Respostas

User badge image

Pedro Gabriel

se o produto entre r e o exponencial for muito maior que o produto de r e 1, pode usar a segunda fórmula pois rX1 é desprezível. Em eletrônica tem uma fórmula parecida e lá fazemos isso.
0
Dislike0
User badge image

Geovane Doroteu

Bom dia, Daniella. Essas fórmulas são usadas para calcular a corrente durante um período de tempo no circuito. 

A primeira é usada quando a corrente está aumentando, ou seja, o o circuito está ligado a uma bateria de tantos volts, fornecendo uma corrente pro circuito.  Esse aumento é exponencial !

 

A segunda é usada quando a corrente está diminuindo no meu circuito, ou seja, tinha uma fonte alimentando e ela é deligada ... Ai é usada a segunda expressão. 

 

Se ainda lhe restou alguma dúvida, me escreva um e-mail. 

geovanedoroteu@gmail.com

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

DIFERENÇA EM FÓRMULA DE CORRENTE

Alguém me ajuda?

Quero saber qual a diferença e quando usar estas fórmulas:

i=e/r*(1-e^-tR/L) ou i=e/r*(-e^-tR/L)


Ambas as fórmulas são utilizadas para encontrar o valor da corrente que percorre um circuito RL, ou seja, um circuito formado por resistores e indutores. A diferença entre as duas fórmulas vem da tensão no gerador.


Quando o sistema é ligado a uma tensão , a soma de todas as tensões do circuito é , sendo a tensão no resistor e a tensão no indutor. Desenvolvendo a equação com os valores das tensões dos componentes e resolvendo a equação diferencial formada, encontra-se a fórmula


Quando a tensão no gerador é nula (sistema em curto), a soma das tensões no circuito passa a ser . Neste caso, ao desenvolver a equação com os valores das tensões dos componentes e resolvendo a equação diferencial formada, a fórmula encontrada para a corrente do circuito é


Sendo assim, na prática, as duas equações são úteis para calcular o valor da tensão nos componentes por meio da associação das equações de tensão e de corrente em função do tempo quando o circuito é alimentado por um tensão contínua de onda quadrada, de modo que a primeira equação é utilizada nos trechos em que existe tensão sendo fornecida e a segunda equação é utilizada nos trechos em que não há fornecimento de tensão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais