Logo Passei Direto
Buscar
(VUNESP - SAAE-SP/2014) Um polímero produzido a partir do tanino de Acacia mearnsii, popularmente chamada de acácia negra, está sendo utilizado em estações de tratamento de água (ETA) e de tratamento de efluentes (ETE) em substituição aos sais de alumínio ou de ferro. Os principais monômeros isolados da casca da acácia negra são a galocatequina e o robinetinidol, representados na estrutura ilustrada a seguir.
Para a determinação estrutural desses constituintes, foram utilizadas várias técnicas de análise, entre elas a espectroscopia de RMN de C. Os espectros de RMN de C obtidos fornecem dados sobre:
O número de ligações triplas na molécula.
O número de carbonos distintos no anel aromático, ou seja, o padrão de substituição dos anéis aromáticos A e B.
Os átomos de oxigênio que apresentam caráter básico.
O número de átomos de carbono presentes nas moléculas.
O número de átomos de hidrogênio que apresentam caráter ácido.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre a espectroscopia de RMN de carbono (RMN de C), é importante entender o que essa técnica analítica pode revelar sobre uma molécula. A espectroscopia de RMN de carbono é utilizada para identificar o número de ambientes químicos distintos dos átomos de carbono em uma molécula, o que inclui a contagem de carbonos distintos e a análise de padrões de substituição em anéis aromáticos. Vamos analisar as alternativas: 1. O número de ligações triplas na molécula. - A RMN de C não é a técnica mais adequada para identificar ligações triplas. 2. O número de carbonos distintos no anel aromático, ou seja, o padrão de substituição dos anéis aromáticos A e B. - Esta opção é correta, pois a RMN de C pode fornecer informações sobre os carbonos distintos e suas substituições. 3. Os átomos de oxigênio que apresentam caráter básico. - A RMN de C não fornece informações diretas sobre o caráter básico de átomos de oxigênio. 4. O número de átomos de carbono presentes nas moléculas. - Embora a RMN de C possa ajudar a contar carbonos, a descrição é muito ampla e não específica. 5. O número de átomos de hidrogênio que apresentam caráter ácido. - A RMN de C não é utilizada para determinar o caráter ácido de hidrogênios. Portanto, a alternativa correta é: O número de carbonos distintos no anel aromático, ou seja, o padrão de substituição dos anéis aromáticos A e B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina