Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Ao comparar as taxas de fecundidade do Brasil e dos países da América do Sul é correto afirmar que:
Observe a tabela a seguir: Taxa total de fecundidade dos países da América do Sul, 2000. América do Sul 2,7, Argentina 2,6, Bolívia 4,2, Brasil 2,4, Chile 2,4, Colômbia 3,0, Equador 3,3, Guiana 2,7, Paraguai 4,3, Peru 3,4, Uruguai 2,3, Venezuela 2,9. Ao comparar as taxas de fecundidade do Brasil e dos países da América do Sul é correto afirmar que:
A) O Brasil apresenta uma baixa taxa de fecundidade quando comparado com países como Bolívia e Paraguai.
B) A Venezuela apresenta a menor taxa de fecundidade entre os países da América do Sul, sendo menor que a taxa geral do continente.
C) O país sul-americano que apresenta melhor taxa de fecundidade é a Colômbia, em decorrência do intenso narcotráfico ocorrido no país.
D) Os países da América do Sul apresentam situações similares aos países do continente africano, no que diz respeito à taxa de fecundidade.
E) A América do Sul tem contrariado a tendência mundial de queda na taxa de fecundidade, pois apresenta uma taxa abaixo da reposição.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas taxas de fecundidade apresentadas: A) O Brasil apresenta uma baixa taxa de fecundidade quando comparado com países como Bolívia e Paraguai. - Correto. A taxa de fecundidade do Brasil é 2,4, enquanto a da Bolívia é 4,2 e a do Paraguai é 4,3, o que indica que o Brasil tem uma taxa mais baixa. B) A Venezuela apresenta a menor taxa de fecundidade entre os países da América do Sul, sendo menor que a taxa geral do continente. - Incorreto. A taxa da Venezuela é 2,9, que não é a menor. O Uruguai tem a menor taxa com 2,3. C) O país sul-americano que apresenta melhor taxa de fecundidade é a Colômbia, em decorrência do intenso narcotráfico ocorrido no país. - Incorreto. A Colômbia tem uma taxa de 3,0, que não é a melhor. O Uruguai tem a menor taxa. D) Os países da América do Sul apresentam situações similares aos países do continente africano, no que diz respeito à taxa de fecundidade. - Incorreto. As taxas de fecundidade na África são geralmente mais altas do que na América do Sul. E) A América do Sul tem contrariado a tendência mundial de queda na taxa de fecundidade, pois apresenta uma taxa abaixo da reposição. - Incorreto. A taxa de reposição é geralmente considerada em torno de 2,1, e a média da América do Sul, com base nas taxas apresentadas, é superior a isso. Portanto, a alternativa correta é: A) O Brasil apresenta uma baixa taxa de fecundidade quando comparado com países como Bolívia e Paraguai.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a queda das taxas de mortalidade e fecundidade analise as asserções a seguir:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – Antes da queda das taxas de mortalidade, as instituições da sociedade (família, Estado, igrejas, etc.) se organizavam para garantir altas taxas de fecundidade para se contrapor à mortalidade precoce. Porém, quando o número de filhos sobreviventes começou a aumentar, o número ideal de crianças em uma família era atingido mais cedo e, em termo macro, as taxas de reposição populacional eram atingidas também mais cedo. Desta forma, não era mais necessário manter proles numerosas para atender o crescimento das famílias e das nações.
II – Mulheres e homens vivendo mais tempo e atingindo o tamanho desejado de família com antecedência, passaram a demandar métodos contraceptivos para regular a fecundidade e fazer coincidir o número de filhos tidos com o número de filhos desejados. Portanto, ter como espaçar o nascimento dos filhos e limitar o tamanho da prole passou a ser uma necessidade das famílias, especialmente das mulheres que queriam ter uma profissão e um projeto de vida e não podiam garantir sua autonomia diante do fatalismo [...] da alta fecundidade.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina