Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Sobre a manchete e os dados apresentados, avalie as afirmacoes a seguir:
Observe a manchete e os dados a seguir, sobre o padrão de crescimento da população brasileira. ONU prevê que Brasil deve ter redução da população até 2100. Relatório estima que haverá 200 milhões de brasileiros no final do século. Dados indicam que Índia será país mais populoso em menos de uma década. A respeito das afirmações a seguir:
I – De acordo com os dados apresentados, nas próximas duas décadas haverá um incremento populacional no Brasil somente depois ocorrerá a queda do número de habitantes.
II – O Brasil apresenta projeção populacional semelhante aos países europeus, demonstrando alta taxa de mortalidade e baixa fecundidade.
III – Os dados permitem afirmar que a taxa de mortalidade estará na mesma proporção da taxa de natalidade.
IV – O crescimento da população brasileira ainda ocorrerá até 2050 devido a taxa de fecundidade se manter no nível de reposição populacional e a diminuição da taxa de mortalidade.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – De acordo com os dados apresentados, nas próximas duas décadas haverá um incremento populacional no Brasil somente depois ocorrerá a queda do número de habitantes. Verdadeiro, a afirmação está correta, pois indica que haverá um crescimento populacional antes da redução. II – O Brasil apresenta projeção populacional semelhante aos países europeus, demonstrando alta taxa de mortalidade e baixa fecundidade. Falso, o Brasil não apresenta uma alta taxa de mortalidade como muitos países europeus, e a taxa de fecundidade está em declínio, mas não é comparável à de muitos países europeus que têm taxas de fecundidade muito baixas. III – Os dados permitem afirmar que a taxa de mortalidade estará na mesma proporção da taxa de natalidade. Falso, a afirmação não é correta, pois a taxa de mortalidade e a taxa de natalidade não estão necessariamente na mesma proporção, especialmente em um contexto de redução populacional. IV – O crescimento da população brasileira ainda ocorrerá até 2050 devido à taxa de fecundidade se manter no nível de reposição populacional e a diminuição da taxa de mortalidade. Falso, a afirmação é enganosa, pois a taxa de fecundidade no Brasil está abaixo do nível de reposição, o que indica que o crescimento populacional não se sustentará até 2050. Com base nas análises, apenas a afirmativa I é verdadeira. Portanto, não há uma alternativa que contenha todos os itens verdadeiros. Se precisar de mais ajuda, sinta-se à vontade para perguntar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a queda das taxas de mortalidade e fecundidade analise as asserções a seguir:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – Antes da queda das taxas de mortalidade, as instituições da sociedade (família, Estado, igrejas, etc.) se organizavam para garantir altas taxas de fecundidade para se contrapor à mortalidade precoce. Porém, quando o número de filhos sobreviventes começou a aumentar, o número ideal de crianças em uma família era atingido mais cedo e, em termo macro, as taxas de reposição populacional eram atingidas também mais cedo. Desta forma, não era mais necessário manter proles numerosas para atender o crescimento das famílias e das nações.
II – Mulheres e homens vivendo mais tempo e atingindo o tamanho desejado de família com antecedência, passaram a demandar métodos contraceptivos para regular a fecundidade e fazer coincidir o número de filhos tidos com o número de filhos desejados. Portanto, ter como espaçar o nascimento dos filhos e limitar o tamanho da prole passou a ser uma necessidade das famílias, especialmente das mulheres que queriam ter uma profissão e um projeto de vida e não podiam garantir sua autonomia diante do fatalismo [...] da alta fecundidade.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina