Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Os tecidos do nosso organismo são compostos por muitas células e elas desempenham funções específicas. No tecido nervoso, as células que captam e conduzem os estímulos são chamadas de neurônios ou fibras nervosas individuais.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O neurônio é composto por um corpo, dendritos e um axônio.
II. O corpo do neurônio possui o núcleo desta célula. Os neurônios geralmente têm vários axônios e um dendrito que transmite os impulsos elétricos.
a. As assertões I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A assertão I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As assertões I e II são proposições falsas.
d. As assertões I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A assertão I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada assertiva: I. O neurônio é composto por um corpo, dendritos e um axônio. Verdadeiro, essa é uma descrição correta da estrutura básica de um neurônio. II. O corpo do neurônio possui o núcleo desta célula. Os neurônios geralmente têm vários axônios e um dendrito que transmite os impulsos elétricos. Falso, embora o corpo do neurônio realmente contenha o núcleo, a afirmação de que os neurônios geralmente têm vários axônios está incorreta. Na verdade, os neurônios têm um único axônio e podem ter múltiplos dendritos. Agora, vamos às alternativas: a. As assertões I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Falso, pois a II é falsa) b. A assertão I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Falso, pois a I é verdadeira) c. As assertões I e II são proposições falsas. (Falso, pois a I é verdadeira) d. As assertões I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Falso, pois a II é falsa) e. A assertão I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Verdadeiro, pois a I é verdadeira e a II é falsa) Portanto, a alternativa correta é: e) A assertão I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema ATP-CP é a fonte mais rápida de energia no metabolismo, pois promove poucas reações químicas, envolvendo apenas uma enzima e os substratos necessários, sendo eles o difosfato de adenosina e a fosfocreatina, que se encontram presentes no músculo. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. a. O processo químico presente no sistema ATP-CP consiste na ligação entre a fosfocreatina e o ATP. Ao se ligarem quimicamente, a reação catalisadora da enzima creatina quinase forma uma molécula de ADP e uma de creatina, promovendo a produção de energia que promove a contração muscular. b. A glicólise é produzida pela ação da enzima piruvato quinase. Essa enzima atua no início da glicólise pela via aeróbia, é regulada negativamente pela presença de ATP, acetil-CoA e ácidos graxos de cadeia longa e é ativada pela presença de frutose-1,6-bisfosfato. c. A rota da glicólise se desenvolve em uma dúzia de fases, iniciando com a quebra do glicogênio e da glicose, que vão sendo degradados até o produto final. d. O lactato produzido durante as reações químicas atua diretamente na produção de energia, sendo transportado até o fígado para formar a glicose, que será, entre outras finalidades, utilizada como combustível para a atividade física. e. A glicólise é uma fonte de energia rápida que predomina entre 30 a 120 segundos de exercício físico intenso. No entanto, resulta um número maior de reações, o que requer algum tempo a mais para o início de sua ativação, em relação ao ATP-CP. Assim como no sistema anterior, essa rota metabólica dispensa a utilização de O2.

Mais conteúdos dessa disciplina