Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o DSM 5-TR, analise as assertivas abaixo acerca dos critérios e características diagnósticas dos transtornos bipolares, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Para que seja diagnosticado o transtorno bipolar tipo II, é necessária a ocorrência de pelo menos um episódio maníaco.
( ) O transtorno bipolar II não é considerado uma condição menos grave do que o transtorno bipolar tipo I, em grande parte devido à carga de depressão.
( ) Existe o risco de diagnosticar erroneamente o transtorno bipolar I como depressão unipolar devido à proeminência da depressão, sendo que o primeiro episódio no transtorno bipolar geralmente é depressivo.
( ) O transtorno bipolar II é caracterizado por um curso clínico de episódios recorrentes de humor consistindo em um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio hipomaníaco.
A V – F – F – V.
B F – V – F – F.
C F – V – V – V.
D V – F – V – V.
E F – F – V – F.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre os transtornos bipolares de acordo com o DSM 5-TR: ( ) Para que seja diagnosticado o transtorno bipolar tipo II, é necessária a ocorrência de pelo menos um episódio maníaco. É falsa (F). Para o diagnóstico do transtorno bipolar tipo II, é necessário que haja pelo menos um episódio hipomaníaco e um ou mais episódios depressivos maiores, mas não é necessário um episódio maníaco. ( ) O transtorno bipolar II não é considerado uma condição menos grave do que o transtorno bipolar tipo I, em grande parte devido à carga de depressão. É verdadeira (V). O transtorno bipolar II pode ser tão debilitante quanto o tipo I, especialmente devido à gravidade e à recorrência dos episódios depressivos. ( ) Existe o risco de diagnosticar erroneamente o transtorno bipolar I como depressão unipolar devido à proeminência da depressão, sendo que o primeiro episódio no transtorno bipolar geralmente é depressivo. É verdadeira (V). Muitas vezes, o primeiro episódio em indivíduos com transtorno bipolar I é depressivo, o que pode levar a um diagnóstico incorreto como depressão unipolar. ( ) O transtorno bipolar II é caracterizado por um curso clínico de episódios recorrentes de humor consistindo em um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio hipomaníaco. É verdadeira (V). Essa é uma descrição correta do transtorno bipolar II. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) F – V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Três semanas depois de um descarrilamento de trem, um analista de orçamentos de 42 anos se apresentou na clínica de saúde mental. Mencionou que estava envergonhado em procurar atendimento, já que anteriormente tinha sido bombeiro, mas achava que precisava de “uma confirmação de que o que eu estou vivenciando é normal”. Ele relatou que, desde o acidente, vinha se sentindo nervoso e muito ansioso. Tinha alguma dificuldade em focar sua atenção no trabalho e lembranças intrusivas ocasionais de “como o chão tremeu; o ‘estouro’ tremendo e depois os gritos quando o trem tombou”. Revelou que havia falado com cinco colegas de trabalho que também estavam no trem, e três admitiram sintomas semelhantes. Entretanto, eles disseram que estavam melhorando. Ele estava mais preocupado com a frequência dos episódios emotivos, por vezes desencadeados ao ouvir o nome de um amigo machucado com gravidade, mas que, outras vezes, ocorriam “sem razão particular”. Além disso, observou que, quando evacuou o trem, a equipe de resgate lhe deu orientações explícitas sobre para onde deveria se dirigir, e, embora tivesse obedecido, agora se sentia extremamente culpado por não ter voltado para auxiliar no resgate dos outros. Relatou uma modesta redução no apetite e negou perda de peso, mas informou que havia parado com a corrida durante seu intervalo de almoço. Ele teve dificuldade em conciliar o sono. Não se sentia descansado ao acordar. Negou ideação suicida ou qualquer sintoma psicótico.
O CORRETO diagnóstico para o quadro descrito anteriormente seria:
A Transtorno de stress pós traumático (TEPT).
B Ciclotimia.
C Transtorno depressivo unipolar.
D Doença de Alzheimer.

Mais conteúdos dessa disciplina