Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2011) Uma empresa produz componentes para a indústria de construção mecânica. Um dos produtos, o eixo de transmissão do redutor fabricado com o aço AISI 1045 de diâmetro 12,7 mm. Para efeitos de controle de qualidade, todos os lotes recebidos são ensaiados por tração pa sua tensão de escoamento e o tipo de fratura, que deve ser dúctil. Como resultado do ensaio realizado no lote n. 20110807, Roberto obteve o dia tensão versus deformação, de onde extraiu os dados apresentados na tabela a seguir. Ele precisa decidir pela liberação ou reprovação desse lote que a especificação de compra do material indica uma tensão de escoamento mínima de 530 MPa e uma tensão máxima de tração de 625 MPa.
Qual é a decisão CORRETA sobre o lote?
a) O lote pode ser aprovado, pois a tensão de escoamento do corpo de prova ensaiado é de 540 MPa.
b) O lote pode ser aprovado, pois a tensão de escoamento do corpo de prova ensaiado é de 639 MPa.
c) O lote deve ser reprovado, pois a tensão de escoamento é de 426 MPa, inferior ao indicado na especificação de compra do material.
d) O lote deve ser reprovado indiferente do valor obtido no ensaio, pois a tensão de ruptura sendo menor do que a tensão máxima (ou tensão de indica que ocorreu uma fratura frágil.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para decidir sobre a liberação ou reprovação do lote, precisamos analisar as informações fornecidas: 1. A especificação de compra do material indica uma tensão de escoamento mínima de 530 MPa e uma tensão máxima de tração de 625 MPa. 2. As alternativas fornecem diferentes valores de tensão de escoamento obtidos no ensaio. Vamos analisar cada alternativa: a) O lote pode ser aprovado, pois a tensão de escoamento do corpo de prova ensaiado é de 540 MPa. - Este valor é superior a 530 MPa, portanto, essa alternativa é válida. b) O lote pode ser aprovado, pois a tensão de escoamento do corpo de prova ensaiado é de 639 MPa. - Este valor também é superior a 530 MPa, então essa alternativa também é válida. c) O lote deve ser reprovado, pois a tensão de escoamento é de 426 MPa, inferior ao indicado na especificação de compra do material. - Este valor é inferior a 530 MPa, portanto, essa alternativa é válida e indica reprovação. d) O lote deve ser reprovado indiferente do valor obtido no ensaio, pois a tensão de ruptura sendo menor do que a tensão máxima (ou tensão de indica que ocorreu uma fratura frágil). - Essa alternativa não é correta, pois a decisão deve ser baseada nos valores obtidos no ensaio. Agora, considerando que as alternativas a) e b) indicam aprovação, e a alternativa c) indica reprovação, a decisão correta depende do valor real da tensão de escoamento obtido no ensaio. Se a tensão de escoamento for 540 MPa ou 639 MPa, o lote pode ser aprovado. Se for 426 MPa, o lote deve ser reprovado. Como não temos o valor exato da tensão de escoamento, mas sabemos que a alternativa c) é a única que indica reprovação com um valor inferior à especificação, a decisão correta, considerando a possibilidade de reprovação, é: c) O lote deve ser reprovado, pois a tensão de escoamento é de 426 MPa, inferior ao indicado na especificação de compra do material.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Numa combinação das solicitações, um dos resultados é a Tensão Tangencial. Como ela é formada?
a) Pelo cisalhamento e pela tração.
b) Pelo cisalhamento e pela compressão.
c) Pela tração, compressão e flexão.
d) Pelo cisalhamento e pela torção.

O que significa esforço de tração?
a) É o esforço que tende a encolher a estrutura em questão.
b) É o esforço que tende a normalizar a estrutura em questão.
c) É o esforço que tende a esticar ou alongar a estrutura em questão.
d) É o esforço que tende a fixar a estrutura em questão.

As chamadas Tensões Principais são:
a) As tensões pura e impura.
b) As tensões normais simples e dupla.
c) As tensões normais máxima e mínima.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Sendo a carga crítica de flambagem definida por: Pcr = (Pi^2*E*J)/(L^2), analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos de A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade E da barra A é da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é o dobro da apresentada pela barra A.
II- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos denominados A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade A é o dobro do da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é a metade da apresentada pela barra A.
III- O momento de inércia J depende apenas da área da seção transversal da barra, ou seja, o valor será o mesmo se a seção da barra for retang circular, desde que os valores de área total sejam idênticos.
IV- O momento de inércia J depende do tipo de seção da barra, ou seja, embora dependa das dimensões da seção transversal da barra, é calcula forma distinta em função da geometria da seção. Apresenta como unidade típica m^4, cm^4 ou mm^4.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa IV está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina