Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto: "O conceito de gênero pode ser compreendido como uma elaboração histórica de padrões de comportamento e sociabilidade reproduzidos ao longo do tempo em nossas estruturas sociais. O gênero é uma construção social atribuída a um sexo biológico, apresentando uma série de condutas, hábitos e modos a serem observados especificamente por homens ou mulheres, em conformidade com a cultura, história e tradições de um determinado povo".
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A concepção de gênero tem sua origem em meados do século XX, em um contexto de busca pela ampliação dos direitos das mulheres.
II. A comunidade feminina buscava uma afirmação da cidadania através da concepção de gênero.
III. Foi constatado que as diferentes realidades vivenciadas por homens e mulheres era constituído por um produto de diferenças naturais entre os sexos.
IV. Entre os sexos - homem ou mulher, existe uma assimetria de condições como direitos, oportunidades e estímulos, socialmente estabelecidas e que evidenciam uma relação de poder.
A) I, II, III e IV.
B) I e II, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e IV, apenas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A concepção de gênero tem sua origem em meados do século XX, em um contexto de busca pela ampliação dos direitos das mulheres. Verdadeiro, a concepção de gênero realmente começou a ganhar destaque nesse período, especialmente com os movimentos feministas. II. A comunidade feminina buscava uma afirmação da cidadania através da concepção de gênero. Verdadeiro, a busca pela cidadania e pelos direitos das mulheres está diretamente relacionada à discussão sobre gênero. III. Foi constatado que as diferentes realidades vivenciadas por homens e mulheres era constituído por um produto de diferenças naturais entre os sexos. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a concepção de gênero enfatiza que as diferenças são construções sociais e não naturais. IV. Entre os sexos - homem ou mulher, existe uma assimetria de condições como direitos, oportunidades e estímulos, socialmente estabelecidas e que evidenciam uma relação de poder. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a desigualdade de gênero e as relações de poder existentes na sociedade. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: E) I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pensamento do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679) sobre o estado de natureza humana, é express na seguinte frase: "o homem é o lobo do homem". De acordo com essa ideia os indivíduos constituiriam ameaças uns aos outros constantemente. Sobre esse assunto, analise a relação entre as proposições
Sobre as proposições, é correto afirmar que
I- O conflito permanente e o medo levariam os indivíduos a estabelecerem um pacto social, chamado Leviatã.
II- O leviatã seria a concepção de poder absoluto do Estado soberano, cedido pelos súditos, para assegurar a paz.
A) As proposições I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
B) A proposição I é uma afirmação falsa; e a II verdadeira.
C) As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D) A proposição I é uma afirmação verdadeira; e a II é falsa.
E) As afirmacoes I e II são falsas.

Essa desigualdade de distribuição de terras mantém estreita relação com a situação precária da vida urbana, sobretudo das grandes metrópoles. Raquel Rolnik (2016) recupera dados sobre a proliferação de assentamentos e moradias informais nas periferias das grandes cidades do mundo e do Brasil, explicando os mecanismos de produção de sem-tetos e da segregação urbana pelo que chama de ‘guerra dos lugares’ contemporânea.
A desigualdade é um traço marcante da própria formação da sociedade brasileira e considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir sobre o tema:
I. O quadro socioeconômico reflete questões estruturais, sobretudo as antigas, as novas e as diferentes faces das desigualdades, que foram agravadas de forma drástica pelo contexto de crise econômica e política do Brasil em sua herança histórica.
II. Autores como Florestan Fernandes (1973) analisaram as conexões dessa estrutura econômica das periferias do capitalismo com a reprodução de um regime político autoritário.
III. Estudos mostram bem como o traço colonial de opressão política e exclusão da participação cidadã da maioria da população permanece existindo mesmo depois de o Brasil republicano.
IV. Estudiosos preocupados com a justiça social não deixam nenhuma dúvida em relação à necessidade de políticas para agir na urgência da fome e do desemprego no Brasil.
A) I, III e IV, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

O economista indiano Amartya Sen (1933 - ), autor de importante crítica ao individualismo, apresenta o exemplo do sucesso da economia japonesa, que diferentemente dos modelos ocidentais clássicos, afastou-se em vários momentos do comportamento auto interessado dos indivíduos e acolheu o dever, a lealdade e a boa vontade em favor do bem comum, conseguindo aliar vigor econômico e elevados índices de bem-estar social, nomeadamente com alguns dos melhores indicadores de distribuição de renda do mundo.
De acordo com o pensamento de Sen, avalie as asserções:
I- A valorização daquilo que é útil, racional, produtivo ou eficiente, critérios importantes do regime econômico que vigora no Brasil e em grande parte do mundo, não deve se desconectar daquilo que é ético.
II- Tratar a produção e a distribuição da riqueza apenas por ponderações matemáticas do que seria mais eficiente ou lucrativo, ou limitar o comportamento humano ao egoísmo individualista - cada um cuidando da sua vida -, seria um grave erro uma vez que a ética constitui qualidade fundamental para o sistema econômico.
III- O exemplo da economia japonesa, citada por Sen (1933 - ) demonstra o peso da cultura e dos laços sociais na construção de uma sociedade capaz de ultrapassar o monopólio do individualismo.
A) Somente a afirmação I está correta.
B) Estão corretas as afirmações I; II; III.
C) Somente as afirmações II e III estão corretas.
D) Somente as afirmações I e III estão corretas.
E) Somente a afirmação III está correta.

Complete as lacunas. Para Habermas o respeito pela democracia e pelos direitos fundamentais na atual configuração das sociedades com uma alta composição de imigrantes e refugiados só pode ocorrer no quadro de uma ______________________ formada por _________________.
A) coletividade democrática; indivíduos generosos.
B) sociedade democrática; cidadãos participantes.
C) nação socialista; comunidades comunistas.
D) nação imperialista; indivíduos do mundo.
E) sociedade mundial; cidadãos do mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina