Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Em Populações Meridionais do Brasil, publicada em 1920, Oliveira Viana expõe os conceitos que ele considera essenciais para a modernização do país.
Considerando o texto apresentado e acerca da formação da nação brasileira em Oliveira Viana, analise as afirmativas a seguir:
I. A obra "Populações Meridionais do Brasil", de Oliveira Viana, busca construir análises da sociedade brasileira através dos elementos que tornam os elementos das realidades regionais plurais entre si.
II. A consolidação e a organização da unidade nacional passa indescritivelmente por um Estado centralizado. Dessa forma, garantirá a construção de um governo nacional poderoso e dominador.
III. A sociedade brasileira é composta por três regiões: dos sertões, das matas e dos pampas, resultando em três tipos de povos bastante característicos do Brasil: o sertanejo, o matuto e o gaúcho.
IV. O povo brasileiro possui características próximas ao do povo europeu, por conta do processo colonizador, sendo as análises propostas por Oliveira Viana em "Populações Meridionais do Brasil" verdadeiras.
A III e IV, apenas.
B II e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
E I, apenas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A obra "Populações Meridionais do Brasil", de Oliveira Viana, busca construir análises da sociedade brasileira através dos elementos que tornam os elementos das realidades regionais plurais entre si. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a obra realmente analisa as diversas realidades regionais do Brasil. II. A consolidação e a organização da unidade nacional passa indescritivelmente por um Estado centralizado. Dessa forma, garantirá a construção de um governo nacional poderoso e dominador. Verdadeiro, Oliveira Viana defendia a ideia de um Estado centralizado como essencial para a unidade nacional. III. A sociedade brasileira é composta por três regiões: dos sertões, das matas e dos pampas, resultando em três tipos de povos bastante característicos do Brasil: o sertanejo, o matuto e o gaúcho. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a categorização que Oliveira Viana faz em sua obra. IV. O povo brasileiro possui características próximas ao do povo europeu, por conta do processo colonizador, sendo as análises propostas por Oliveira Viana em "Populações Meridionais do Brasil" verdadeiras. Essa afirmativa é um pouco mais complexa. Embora Oliveira Viana reconheça influências europeias, a ideia de que o povo brasileiro é "próximo" ao europeu pode ser uma simplificação excessiva, já que ele também enfatiza a diversidade cultural e étnica do Brasil. Com base na análise, as afirmativas I, II e III são verdadeiras. A IV é mais discutível, mas não necessariamente falsa. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Brasil sofreu por muito tempo por ser um país que, basicamente, fornecia recursos de matéria-prima para outros países mais desenvolvidos. Isso se modificou em parte ao longo do tempo. Essa exploração coloca o Brasil sob qual condição econômica?
a) De país desenvolvido, grande fornecedor de matéria-prima.
b) De país em desenvolvimento, ainda grande fornecedor de matéria-prima, mas já industrializado.
c) De país em desenvolvimento, com sua economia estritamente industrial.
d) De país desenvolvido, com uma forte indústria no país.

A construção da capital nacional, Brasília, na região Centro-Oeste do país não foi mero acaso. O projeto era um dos vários projetos realizados pelo Governo Federal.
O que este projeto objetivava?
a) O crescimento do litoral do país.
b) A industrialização, pelo fácil escoamento da produção.
c) A atração de população para terras centrais do país.
d) A divisão do território nacional.

No período da chegada dos portugueses, a capital do país foi Salvador na região Nordeste, até o declínio da produção da cana-de-açúcar. Após esse período, durante a exploração mineral em Minas Gerais e Rio de Janeiro e a produção de café em São Paulo, a capital nacional passou a ser o Rio de Janeiro, na região Sudeste. Como pode-se notar, a escolha das capitais teve forte influência de:
a) Fatores políticos, pela escolha do rei de Portugal.
b) Circunstâncias culturais, já que essas eram cidades da moda.
c) Circunstâncias econômicas, acompanhando os lugares de grande produção.
d) Fatores naturais, pois o mar invadiu a cidade de Salvador.

Mais conteúdos dessa disciplina