Logo Passei Direto
Buscar
A colonização do Brasil contou com inúmeros episódios de violência, especialmente de colonos contra as populações nativas, o que não impediu momentos de resistência dos nativos. O conjunto de eventos de resistência indígena na América Portuguesa durante o século XVII ficou conhecida como:
A) A Guerra dos Bárbaros.
B) Guerra dos Tamoios.
C) Massacre do Rio das Mortes.
D) Guerra de Canudos.
E) Revoltas do Contestado.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas: A) A Guerra dos Bárbaros - Não é um termo amplamente reconhecido para descrever um evento específico de resistência indígena no Brasil. B) Guerra dos Tamoios - Esta foi uma importante resistência indígena contra os colonizadores, ocorrendo no século XVII, e é um evento relevante na história da resistência indígena. C) Massacre do Rio das Mortes - Este evento se refere a um massacre, mas não é especificamente conhecido como um episódio de resistência indígena. D) Guerra de Canudos - Embora tenha sido um conflito significativo no Brasil, ocorreu no final do século XIX e não está relacionado diretamente à resistência indígena no século XVII. E) Revoltas do Contestado - Essas revoltas ocorreram no início do século XX e também não estão ligadas à resistência indígena do século XVII. Com base na análise, a alternativa correta que se refere ao conjunto de eventos de resistência indígena na América Portuguesa durante o século XVII é: B) Guerra dos Tamoios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Há no Brasil diferentes tradições ceramistas. Assinale a alternativa correta quanto ao conjunto de cerâmica normalmente associado a sítios localizados na maior parte do território brasileiro.
A - Tradição Arawak.
B - Subtradição Guarani.
C - Tradição Vieira.
D - Tradição Tupiguarani.
E - Tradição Itararé.

Leia atentamente o trecho a seguir: 'Os grupos do Brasil central, desde os princípios da colonização, foram enquadrados na categoria genérica de tapuias (os de língua travada, que não falam o tupi - Guarani). Entre eles os Jê - que englobam uma grande parte das etnias nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro...'. Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as culturas indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta:
A) O indígena no Brasil há muito foi incorporado na sociedade branca, além das terras que lhes foram dadas, muitos fazem uso de tecnologias e da cultura ocidental, como internet, celulares, contas bancárias.
B) Não se pode dizer que no Brasil ainda há indígenas, pois se no início da colonização os portugueses foram responsáveis pelo assassinato em massa desses grupos, posteriormente o império pouco ajudou aqueles que ainda viviam. A consequência disso é a não presença indígena na sociedade brasileira atual.
C) A situação do indígena no Brasil se resolveu logo após o fim do regime militar, pois várias reservas foram criadas e a FUNAI pode cuidar da saúde e bem-estar destes grupos, atualmente não vemos mais debates nesse sentido na sociedade brasileira.
D) O caso dos indígenas no Brasil é o mesmo do indígena norte-americano, dizimação e ocupação total de seu território. É possível dizer ainda que se estes grupos tivessem se adaptado ao civilismo europeu ainda teriam um lugar na sociedade brasileira atual.
E) Podemos perceber que o indígena no Brasil é pouco reconhecido de maneira geral, considerando que ainda nos dias atuais são tratados como 'índio', sem muita preocupação em conhecer e perceber as diferenças culturais que cada etnia possui, e isso reflete de forma política na vida desses grupos.

Analise as proposições abaixo sobre a população indígena no Brasil colonial e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos do tronco tupi.
II. O povo Tupi encontrado pelos portugueses praticava a agricultura, dentre os roçados estavam o da mandioca, o do milho e o do tabaco.
III. A unidade linguística e cultural dos povos indígenas contribuiu para a formação de duradoras confederações regionais que impediram o inimigo de conquistar várias áreas do litoral.
IV. A prática da antropofagia foi iniciada com a chegada dos portugueses como uma forma de amedrontar os invasores.
A - Somente I e III estão corretas.
B - Somente II e III estão corretas.
C - Somente I e II estão corretas.
D - Somente II e IV estão corretas.
E - Somente III e IV estão corretas.

O povoamento da costa atlântica do território brasileiro é marcado pela distribuição tupi. Sobre o tema, avalie as assertivas abaixo:
Marque a alternativa correta:
I. A expansão tupi se deu por um longo período.
II. O longo período da expansão tupi se deu em cerca de 1000 AEC.
III. O deslocamento se deu a partir do leste da Bacia Amazônica por meio da pressão demográfica e presença de outros povos.
A - Somente I está correta.
B - Somente II está correta.
C - Somente III está correta.
D - Somente I e II estão corretas.
E - Somente I e III estão corretas.

Uma das formas de diminuir o reconhecimento do outro é elaborar generalizações. Na organização dos povos originários no interior este fenômeno aconteceu e esse grupo passou a ser chamado de:
A - Tupi-Guarani.
B - Sambaqueiro.
C - Jês.
D - Tucanos.
E - Tapuias.

Na década de 1970, pesquisas arqueológicas destinadas a mapear os primeiros habitantes do Brasil e da América encontraram na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, um crânio feminino batizado de Luzia. A constatação da presença de traços negroides desse crânio, contribuiu para
A) a formulação de novas interpretações acerca do processo de povoamento de nosso continente e do globo, levando em conta a possibilidade de o Homo sapiens ter se desenvolvido aqui e não na África.
B) a confirmação da teoria chamada de Consenso Clóvis, desenvolvida nos Estados Unidos, de que as regiões da África e da América do Sul formavam um só bloco continental, o que facilitava a circulação dos grupos humanos.
C) a hipótese de a ocupação ter se iniciado pela América do Sul a partir de fluxos migratórios provenientes da costa africana por terra e por mar, diferentemente das teses sustentadas pela comunidade científica internacional durante décadas.
D) o desenvolvimento das pesquisas sobre os paleoameríndios, populações coletoras e caçadoras que não deixaram vestígios e sobre as quais pairam muitas dúvidas e considerações hipotéticas.
E) a comprovação de que a ocupação do continente aconteceu a partir da vinda simultânea de grupos de origem mongoloide e negroide pelo estreito de Behring, em um contexto geográfico marcado pelo congelamento das águas.

Mais conteúdos dessa disciplina