Buscar

como posso cálcular a velocidade estantanea de uma reacção?

não tenho noção da materia

💡 1 Resposta

User badge image

Elias Bueno

Se você tiver acesso ao gráfico da concentração da substância em função do tempo, a velocidade de reação pode ser obtida traçando uma reta tangente ao ponto que você deseja obter a velocidade e calculando a sua inclinação. Essa inclinação é a sua velocidade no ponto desejado.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A velocidade INSTANTÂNEA trata-se da rapidez de uma reação em um determinado momento. Dessa forma, pode-se calcular a velocidade em um determinado momento da reação ou em uma determinada concentração dos reagentes ou dos produtos.

O cálculo dessa velocidade é realizado por meio do gráfico de variação de concentração pelo tempo. Primeiramente, calcula-se a velocidade média entre dois pontos que estejam próximos. Depois, deve-se construir um triângulo retângulo relacionando esses pontos. Desse modo, a tangente do ângulo (α) será aproximadamente o valor da velocidade instantânea nesse ponto.

Expressando esse enunciado matematicamente, temos:

tg α = cateto oposto
           cateto adjacente

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais