Buscar

como acontece a propagação do potencial de ação na célula muscular e nervosa ?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=4056 Eu estava com a mesma duvida e esse site me ajudou
1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

CÉLULA MUSCULAR

O músculo esquelético está sob controle voluntário. Os impulsos nervosos que se originam no sistema nervoso central causam contrações musculares. Tanto os neurônios quanto o tecido muscular conduzem a corrente elétrica movendo íons através das membranas celulares. 

Um neurônio motor (geralmente controla várias fibras musculares adjacentes) termina em sinapse (geralmente controla uma fibra muscular inteira) com uma fibra muscular. O neurônio libera acetilcolina e transfere o potencial de ação para o tecido muscular. Esse sinal percorrerá o tecido e desencadeará a contração de sarcômeros individuais.

Um grupo de fibras sob o controle de um único neurônio motor é conhecido como unidade motora.


NEURÔNIO

Potenciais de ação (aqueles impulsos elétricos que enviam sinais ao redor do seu corpo) nada mais são do que um deslocamento temporário (de negativo para positivo) no potencial de membrana do neurônio causado por íons que fluem repentinamente para dentro e para fora do neurônio. Existem três eventos principais que ocorrem durante um potencial de ação:

1- Despolarização - torna a célula menos polar (o potencial de membrana diminui à medida que os íons começam a equalizar rapidamente os gradientes de concentração). Os canais de sódio controlados por voltagem na parte do axônio mais próxima do corpo celular são ativados graças ao corpo celular recentemente despolarizado. Isso permite que os íons de sódio carregados positivamente fluam para o axônio carregado negativamente e despolarize o axônio circundante. Embora esse estágio seja conhecido como despolarização, o neurônio realmente se equilibra e se torna positivamente carregado à medida que o potencial de ação passa.

2- Repolarização - traz a célula de volta ao potencial de repouso. Os portões de inativação dos canais de sódio se fecham, parando a corrida para dentro de íons positivos. Ao mesmo tempo, os canais de potássio se abrem. Há muito mais potássio dentro da célula do que fora, então quando esses canais se abrem, mais potássio sai do que entra. Isso significa que a célula perde íons carregados positivamente e retorna de volta ao seu estado de repouso.

3- Hiperpolarização - torna a célula mais negativa do que seu potencial típico de membrana em repouso. À medida que o potencial de ação passa, os canais de potássio ficam abertos um pouco mais e continuam deixando os íons positivos saírem do neurônio. Isso significa que a célula temporariamente hiperpolariza, ou fica ainda mais negativa do que seu estado de repouso. Quando os canais de potássio se fecham, a bomba de sódio-potássio trabalha para restabelecer o estado de repouso.


Um potencial de ação em uma célula muscular é propagado pelo mesmo mecanismo dos neurônios, a abertura e o fechamento sequencial dos canais de Na+ e K+ voltagem-dependentes na membrana plasmaática. No entanto, nas células musculares, a topografia da membrana plamática é bastante diferente do que nos neutônios, e essa diferença é fundamental para o funcionamento das células musculares

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais