Buscar

Qual a diferença entre direito e justiça?

Direito

💡 3 Respostas

User badge image

Luis Fernando Gonçalves Barbosa

O direito tem inúmeros significados, mas simplificadamente, direito é um conjunto de  leis em geral para colocar ordem na sociedade, mostrando assim quais os direitos e quais os deveres de cada um.
 
A justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.

Então o direito não existe sem a justiça, ou seria o contrário. 
Os dois termos andam juntos.
A justiça é o subjetivo e o abstrato do direito.
Numa interpretação de um crime, por exemplo, o direito permanece intacto, enquanto a justiça pode ser alcançada por vários ângulos.
11
Dislike1
User badge image

Estudante PD

De forma geral, direito é o cunjunto de normas que regem a sociedade, buscando dispor responsabilidades, garantias e deveres de todos os entes que compõem essa sociedade, este é o direito positivo, pois é o conjunto de normas que o estado mantém em vigor para reger a sociedade, mas existe o direito subjetivo, que é a faculdade pessoal que cada indivíduo de agir de acordo com as normas do direito, é o poder que as pessoas possuem de fazer valer seus direitos individuais. Já justiça é um valor abstrato que se traduz na possibilidade de se dar a cada elemento aquilo que efetivamente lhe pertence, justiça não é sinônimo de igualdade ou de direito, justiça é deveras algo complicado de se resumir, visto que se busca justiça através da lei, através do direito, e nem sempre o direito vai fazer justiça, haverão decisões de direito pautadas em lei que poderão não serem justas, mas busca-se unir ambos para reger a sociedade da melhor forma possível. 

"Teu dever é lutar pelo direito, mas se um dia encontrares o direito em conflito com a justiça, luta por justiça"

Eduardo Juan Couture

0
Dislike0
User badge image

Saulo Levone

Recomendo a leitura do artigo "Lei, Direito e Justiça" disponível em http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/filosofia-do-direito/3623-lei-direito-e-justica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais