Logo Passei Direto
Buscar
Um homem de 30 anos, com 90 kg, sofre queimadura ao acender uma churrasqueira. Ele apresenta lesões em face anterior do tronco, em face anterior e posterior dos membros superiores e em face anterior de membro inferior esquerdo. Esse paciente é trazido consciente ao pronto-socorro, com queixa de muita dor. Ao exame físico, nota-se eritema em todas as áreas atingidas, com muitas bolhas, principalmente em tórax, antebraços, mãos, perna e pé. Nessa situação, considerando o volume de reposição pela regra dos 9, preconizado pelo ATLS, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação da queimadura e a reposição volêmica indicada para esse paciente.
A) Queimadura moderada, de terceiro grau; reanimação hídrica com cerca de 500 mL/h de solução coloide nas primeiras 8 horas e, após isso, utilização de, aproximadamente, 500 mL/h de ringer, por 16 horas.
B) Queimadura grave, de terceiro grau; reanimação hídrica com cerca de 1.000 mL/h de ringer lactato nas primeiras 16 horas e, após isso, utilização de, aproximadamente, 500 mL/h, por 8 horas.
C) Queimadura grave, de segundo grau; reanimação hídrica com cerca de 500 mL/h de ringer lactato nas primeiras 8 horas e, após isso, utilização de, aproximadamente, 250 mL/h, por 16 horas.
D) Queimadura moderada, de segundo grau; reanimação hídrica oral com 0,5 mL/kg/h, por 48 horas, com monitoração da diurese.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para classificar a queimadura e determinar a reposição volêmica, precisamos considerar a extensão e a profundidade das queimaduras apresentadas no caso. 1. Classificação da Queimadura: - O paciente apresenta eritema e bolhas, o que indica queimaduras de segundo grau (que afetam a epiderme e parte da derme). - A extensão das queimaduras deve ser avaliada pela regra dos 9. Considerando as áreas descritas (face anterior do tronco, face anterior e posterior dos membros superiores e face anterior do membro inferior esquerdo), a área queimada é significativa, mas não necessariamente classificada como grave. 2. Reanimação Hídrica: - A reanimação hídrica em queimaduras é geralmente feita com soluções cristaloides, como Ringer Lactato, e a quantidade depende da gravidade da queimadura e do peso do paciente. - Para queimaduras de segundo grau, a reposição volêmica é geralmente em torno de 500 mL/h nas primeiras 8 horas, dependendo da extensão. Analisando as alternativas: A) Queimadura moderada, de terceiro grau; reanimação hídrica com cerca de 500 mL/h de solução coloide - incorreta, pois a queimadura é de segundo grau. B) Queimadura grave, de terceiro grau; reanimação hídrica com cerca de 1.000 mL/h - incorreta, pois a queimadura é de segundo grau. C) Queimadura grave, de segundo grau; reanimação hídrica com cerca de 500 mL/h - incorreta, pois a queimadura não é classificada como grave. D) Queimadura moderada, de segundo grau; reanimação hídrica oral com 0,5 mL/kg/h - incorreta, pois a reanimação deve ser intravenosa e não oral. Diante da análise, parece que nenhuma das alternativas está correta, pois a descrição do caso sugere queimaduras de segundo grau, mas não se encaixa perfeitamente nas opções dadas. Você pode precisar revisar as informações ou as opções disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base na descrição das queimaduras e sua cicatrização, qual das seguintes afirmacoes é INCORRETA?
A Queimaduras dérmicas superficiais podem cicatrizar espontaneamente por estruturas epidérmicas retidas e frequentemente apresentam bolhas.
B Queimaduras de terceiro grau requerem reepitelização a partir das bordas cutâneas, pois não restam apêndices epidérmicos ou dérmicos viáveis.
C Queimaduras de quarto grau estendem-se além da pele, afetando estruturas mais profundas como músculos e ossos.
D Queimaduras dérmicas profundas tendem a cicatrizar sem cicatrizes significativas devido a integridade dos folículos pilosos e das glândulas sudoríparas.
E A avaliação da profundidade da queimadura pelo julgamento clínico de profissionais experientes e crucial para o manejo e decisões terapêuticas.

Mais conteúdos dessa disciplina