Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Segundo Rousseau, o papel do educador parte da capacidade de se colocar no lugar da criança, de penetrar as suas ideias e de sentir a sua alma, buscando uma forma de propor a ele questões certas, que o coloquem em posição de aprender. Porque No processo ensino-aprendizagem, é necessário que o mestre se coloque em uma posição secundária, com o intuito de permitir que o discente aprenda a partir de seus próprios conhecimentos e sociabilidades. Sobre as asserções acima:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

As duas asserções apresentadas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Rousseau realmente defende que o educador deve se colocar no lugar da criança e que o processo de ensino-aprendizagem deve permitir que o aluno aprenda a partir de suas próprias experiências e conhecimentos. Portanto, a resposta correta é: "As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo, que trata sobre o método Montessoriano. Maria Montessori nunca definiu um conjunto de princípios para a pedagogia que desenvolveu. Fez listas de características da sala, dos materiais, do professor, das crianças que encontravam seu próprio equilíbrio... Mas não fez uma lista de princípios de sua abordagem pedagógica. A lista que segue tem fins didáticos. A ideia não é reduzir o método Montessori a esses princípios, mas organizar as ideias de Montessori para tornar mais claras as suas descobertas e sua perspectiva educacional. [...]Montessori, a partir da observação do comportamento das crianças em liberdade, chegou à ideia radical de que as crianças são capazes de aprender sozinhas. Todas as crianças aprendem algumas coisas sozinhas: andar, falar, comer, pegar, reconhecer voz e aparência, receber e fazer carinho... Mas em muitos casos, nós não percebemos isso. Em Montessori, nós confiamos na criança. Sabemos que se ela puder contar com o contexto adequado, pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre. O texto aponta para a construção pessoal da criança, que pode ocorrer a partir de estímulos e de um contexto propício para a aprendizagem. Isto é, a partir do contato com elementos adequados, a criança pode se desenvolver de maneira ampla e relevante. Diante desse contexto, afirma-se que no método Montessoriano. I. A criança é extremamente dependente do professor, que deve dominar e conhecer diferentes práticas e recursos para transmitir o conhecimento à criança em seu processo de aprendizagem. II. A criança deve ser respeitada, dentro de suas singularidades, levando-se em conta suas dificuldades e necessidades a serem sanadas. III. Montessori atestou que as crianças possuem uma capacidade própria de absorver e compreender o mundo que as rodeia. Assinale a alternativa correta:
Apenas um item I está correto.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.

A médica Maria Montessori, a partir de suas pesquisas desenvolvidas, considerava a criança como o pilar dos processos que conduzem à aprendizagem. Tendo isso em vista, grande parte dos pedagogos, especialmente aqueles que atuam na Educação Infantil, provavelmente, já leram suas teorias ou pelo menos ouviu falar sobre elas. Por isso, ler e conhecer as ideias de Montessori pode ser fundamental para o pedagogo que busca saberes pertinentes ao seu campo do saber.
Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa que indica qual é o papel do pedagogo no método Montessoriano:
O professor tem um papel secundário, não interferindo no processo de construção dos saberes, dando à criança total liberdade para agir e atuar nos espaços dispostos.
Cabe ao professor conhecer e dominar os recursos e técnicas de apresentação propostos no método Montessoriano, com o objetivo de orientar, da melhor maneira possível, a criança que realiza as atividades.
É papel do professor conhecer e gerir com destreza os recursos dispostos no método Montessoriano, intervindo, sempre de maneira mais rígida, quando há erros casuais por parte do aluno, durante a execução das atividades.
O ambiente no qual o professor atua não precisa estar equipado e devidamente organizado para que a aprendizagem ocorra por parte dos educandos.
O professor deve permitir que os alunos tenham plena liberdade para agirem de forma espontânea durante as aulas, independentemente do comportamento apresentado durante a realização das atividades.

Na perspectiva educacional construída por Piaget, Vygotsky e Wallon, uma das principais ações baseia-se na ideia de compreender que o meio social pode influenciar consideravelmente o comportamento e a aprendizagem dos discentes no âmbito educacional. O infográfico abaixo apresenta algumas informações sobre as concepções dos três teóricos e suas contribuições para a Pedagogia.
A imagem é um infográfico que apresenta palavras-chave relacionadas à educação, como 'crianças', 'aprendizagem', 'desenvolvimento', 'ensino', 'professores', 'aula', 'alunos', 'estratégias', 'conhecimento', 'linguagem', 'educação', 'estudante', 'escola', 'informações', 'tempo', 'aprender', 'criança', 'motivação', 'sociais', 'ciência', 'matemática', 'pais', 'leitura', 'problemas', 'pessoas', 'trabalho', 'inteligência', 'grupos', 'abordagem', 'aluno', 'atenção', 'estudo', 'comportamento', 'habilidades', 'memória', 'ciência', 'escolas', 'pais', 'leitura', 'problemas', 'pessoas', 'trabalho', 'inteligência', 'grupos', 'abordagem', 'aluno', 'atenção', 'estudo', 'comportamento', 'habilidades', 'memória'.
Acerca das informações apresentadas no infográfico e das ideias de Piaget, Vygotsky e Wallon, a aprendizagem ocorre por meio:
De competências, habilidades e hipóteses isoladas de elementos externos à escola.
Das inúmeras teorias pedagógicas, geradas a partir de conhecimentos específicos e unilaterais.
De metodologias utilizadas pelo próprio sujeito para aprender, dissociadas dos componentes sociais e culturais que constituem sua vida social.
Da interação entre o indivíduo e o meio no qual ele está inserido transformando-o de ser biológico para ser sócio-histórico.
Da transmissão de saberes advindos apenas dos espaço escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina