Buscar

PL rejeitado em março pode ser reapresentado em agosto? E se for uma MP?

💡 3 Respostas

User badge image

Luiza Sousa

Sim, pois são sessões legislativas ordinárias (SLO) diferentes. Mesmo que fosse no mesmo mês, ainda seria possível, se uma das Casas do Congresso manifestasse por maioria absoluta o desejo de deliberar novamente sobre o assunto. MP também. É vedada a sua reedição apenas na mesma sessão legislativa, quando ela tiver sido rejeitada ou tenha perdido eficácia por decurso do prazo. SIM, para ambas as perguntas!
4
Dislike1
User badge image

Hugo Figueira

  Art. 67. A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. § 10. É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001). A SLO ( Sessão Legislativa Ordinária ) de cada ano equivale ao período de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro, portanto a CF expõe os motivos e regras de reapresentação de PLs e MPs. Por isso concluo, que somente poderá o projeto de lei ser reapresentado na mesma sessão legislativa se houver a deliberação da maioria absoluta de qualquer das casas do congresso. E a reedição de MPs só ocorrerão na próxima sessão do ano seguinte.
3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A matéria constante de projeto de lei rejeitado em março poderá ser reapresentada em outro projeto em agosto, desde que seja proposta pela maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

"Art. 67 da CRFB/88. A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional."

Segundo decisão do STF na ADI 1.441 MC, a Medida Provisória com a mesma matéria de projeto de lei rejeitado não pode ser apresentada na mesma sessão legislativa.

"A exigência de iniciativa da maioria dos votos dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional, inscrita no art. 67 da Constituição, inibe, em tese, e por força de compreensão, a utilização do processo de medida provisória para o trato da matéria que já tenha sido objeto de rejeição na mesma sessão legislativa. Não em sessão legislativa antecedente, seja ordinária ou extraordinária.

[ADI 1.441 MC, voto do rel. min. Octavio Gallotti, j. 28-6-1996, P, DJ de 18-10-1996.]"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais