Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Diante do exposto, é correto afirmar, segundo o Código de Processo Penal, que trata-se do instituto da:
A Mutatio libelli, não podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, uma vez que são garantias do réu: ter a certeza de que não poderá ser condenado sem que tenha tido oportunidade de defender-se da imputação e que será julgado apenas nos limites do pedido do autor da ação penal.
B Mutatio libelli, podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo que quiser.
C Mutatio libelli, podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão qualificada.
D Emendatio libelli, não podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, por ser mais grave.
E Emendatio libelli, podendo o magistrado, conforme o art. 383 do CPP, condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, em razão da máxima: "dá-me os fatos que te darei o direito".
User badge image
CuriosidadesGerais

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao instituto da "mutatio libelli" e "emendatio libelli" no Código de Processo Penal. A "mutatio libelli" refere-se à alteração do pedido inicial da acusação, enquanto a "emendatio libelli" diz respeito à correção de erros no pedido, mas sem alterar a essência do que foi pedido. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Mutatio libelli, não podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, uma vez que são garantias do réu: ter a certeza de que não poderá ser condenado sem que tenha tido oportunidade de defender-se da imputação e que será julgado apenas nos limites do pedido do autor da ação penal. - Esta alternativa está correta, pois a mutatio libelli implica que o réu deve ter a oportunidade de se defender do que foi originalmente imputado. B) Mutatio libelli, podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo que quiser. - Incorreta, pois não se pode condenar fora dos limites do pedido. C) Mutatio libelli, podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão qualificada. - Incorreta, pois a condenação deve se restringir ao que foi pedido. D) Emendatio libelli, não podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, por ser mais grave. - Incorreta, pois a emendatio libelli permite correções, mas não se aplica a uma mudança para algo mais grave. E) Emendatio libelli, podendo o magistrado, conforme o art. 383 do CPP, condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, em razão da máxima: "dá-me os fatos que te darei o direito". - Incorreta, pois a emendatio libelli não permite condenação por algo mais grave. Portanto, a alternativa correta é: A) Mutatio libelli, não podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, uma vez que são garantias do réu: ter a certeza de que não poderá ser condenado sem que tenha tido oportunidade de defender-se da imputação e que será julgado apenas nos limites do pedido do autor da ação penal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina