Logo Passei Direto
Buscar

Química

Colégio Objetivo
Sabe-se que a formação de gotas líquidas nas nuvens pode ocorrer através de dois processos: nucleação homogênea e nucleação heterogênea. Na atmosfera real, a nucleação homogênea pode ser desconsiderada para propósitos práticos pelo fato de
A) as supersaturações (com respeito à água líquida) que se desenvolvem normalmente nas nuvens devido à ascensão adiabática, raramente excederem 1 %, inviabilizando o processo de nucleação homogênea que requer maiores supersaturações.
B) a nucleação homogênea exigir a presença de núcleos de condensação de nuvens com diâmetros superiores a 2 μm (núcleos gigantes), os quais são raros na atmosfera.
C) a nucleação heterogênea, em que ocorre a formação da gota de água pura por condensação do vapor d'água supersaturado sem a presença de aerossóis, ser muito mais eficiente porque se inicia com a umidade relativa bem abaixo de 100 %.
D) as gotículas líquidas formadas a partir da nucleação homogênea evaporarem rapidamente logo após formadas, porque a pressão de saturação do vapor d'água sobre o gelo é maior do que sobre a água líquida e, por isso, ocorre a formação e o crescimento de cristais de gelo às custas dessas gotículas.
E) os experimentos de laboratório comprovarem que o processo de nucleação homogênea somente ocorre nas chamadas nuvens quentes, que são muito raras na atmosfera, mesmo na região tropical.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao processo de nucleação homogênea e heterogênea na formação de gotas líquidas nas nuvens. A) As supersaturações (com respeito à água líquida) que se desenvolvem normalmente nas nuvens devido à ascensão adiabática, raramente excederem 1 %, inviabilizando o processo de nucleação homogênea que requer maiores supersaturações. - Esta alternativa está correta, pois a nucleação homogênea realmente requer supersaturações mais altas do que as normalmente encontradas nas nuvens. B) A nucleação homogênea exigir a presença de núcleos de condensação de nuvens com diâmetros superiores a 2 μm (núcleos gigantes), os quais são raros na atmosfera. - Esta afirmação é incorreta, pois a nucleação homogênea não depende da presença de núcleos de condensação. C) A nucleação heterogênea, em que ocorre a formação da gota de água pura por condensação do vapor d'água supersaturado sem a presença de aerossóis, ser muito mais eficiente porque se inicia com a umidade relativa bem abaixo de 100 %. - Esta alternativa é confusa, pois a nucleação heterogênea geralmente requer a presença de aerossóis. D) As gotículas líquidas formadas a partir da nucleação homogênea evaporarem rapidamente logo após formadas, porque a pressão de saturação do vapor d'água sobre o gelo é maior do que sobre a água líquida e, por isso, ocorre a formação e o crescimento de cristais de gelo às custas dessas gotículas. - Esta afirmação não é correta em relação ao processo de nucleação homogênea. E) Os experimentos de laboratório comprovarem que o processo de nucleação homogênea somente ocorre nas chamadas nuvens quentes, que são muito raras na atmosfera, mesmo na região tropical. - Esta afirmação não é verdadeira, pois a nucleação homogênea pode ocorrer em diferentes condições, não se limitando apenas a nuvens quentes. Diante da análise, a alternativa correta é: A) as supersaturações (com respeito à água líquida) que se desenvolvem normalmente nas nuvens devido à ascensão adiabática, raramente excederem 1 %, inviabilizando o processo de nucleação homogênea que requer maiores supersaturações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina