Buscar

O que é condução Saltatória e o que é Condução Contínua?

Respostas

User badge image

Juninho Mantovani

CONDUÇÃO SALTATÓRIA x CONDUÇÃO CONTÍNUA - SISTEMA NERVOSO

A condução contínua consiste em despolarização e repolarização gradativas de cada segmento adjacente da membrana do neurônio. Os íons fluem pelos canais controlados por voltagem em cada segmento da membrana. Essa condução ocorre em axônios amielínicos e nas fibras musculares. Ela é mais lenta do que a condução saltatória, que ocorre em axônios com bainha de mielina. 
Na saltatória a corrente do impulso é conduzida somente nos nós (ou nodos) de Ranvier, onde a quantidade de canais controlados por voltagem é muito maior. A corrente elétrica flui pelo líquido extracelular circundando a bainha de mielina, indo de um nó para o seguinte. À medida que a corrente flui de um nó para o seguinte, o potencial de ação viaja muito mais rápido, além de ser um modo mais eficiente de condução de energia, já que gasta menos ATP.

Outras características que influenciam na velocidade de propagação são: diâmetro do axônio (maior diâmetro = maior velocidade) e temperatura (menos temperatura = menos velocidade).Ao final do axônio encontramos os botões pré-sinápticos, de onde o impulso nervoso será transmitido para outro neurônio ou para outras células na sinapse

 

Fonte: http://universodaenf.blogspot.com.br/2014/01/conducao-saltatoria-x-conducao-continua.html

16
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma célula é freqüentemente considerada como uma estrutura estática. Na verdade, as células são química e eletronicamente dinâmicas. Elas consistem de muitos tipos de compostos químicos, alguns contendo cargas elétricas. Uma carga elétrica pode ser positiva (+) ou negativa.
Por isso, para que você entenda melhor todo o processo de transmissão de um impulso nervoso, é preciso conhecer alguns conceitos básicos. Vamos a eles.


A Condução Saltatória: a participação da bainha de mielina na transmissão elétrica 
A bainha de mielina é uma capa de proteção lipídica existente no axônio. Ela é produzida pelas células de Schwann, no sistema nervoso periférico, ou pelos oligodendrócitos, no sistema nervoso central. Tais células são um tipo específico de Neuroglia.


Entretanto, a bainha de mielina não se encontra de forma contínua no neurônio. Existem algumas lacunas da bainha no axônio. Tais lacunas são chamadas de “Nódulos de Ranvier”, como podemos ver na figura. Amanhã veremos como a bainha de mielina possui uma importante participação na transmissão elétrica neuronal. 
 

3
Dislike0
User badge image

Ricco Oliveira

Muito bom.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando