Logo Passei Direto
Buscar
Fernanda, Luana e Rafaela são três professoras que se apresentam para o primeiro dia de trabalho. Elas lecionam, não necessariamente nesta ordem: espanhol, francês e inglês. Cada uma mora em um bairro diferente da outra e que são, não necessariamente nesta ordem: Perdizes, Moema e Tatuapé. Sabendo que Luana mora em Perdizes, que a professora de francês mora no Tatuapé e que Fernanda é professora de inglês, é logicamente verdadeiro afirmar:
(A) Se Rafaela é professora de francês, então Luana não mora em Perdizes.
(B) Ou Fernanda é professora de inglês ou Luana mora em Perdizes.
(C) Fernanda mora em Moema e Luana é professora de francês.
(D) Luana não mora em Perdizes e Rafaela mora em Moema.
(E) Rafaela é professora de francês ou Fernanda não mora em Moema.
(A) Se Rafaela é professora de francês, então Luana não mora em Perdizes.
(B) Ou Fernanda é professora de inglês ou Luana mora em Perdizes.
(C) Fernanda mora em Moema e Luana é professora de francês.
(D) Luana não mora em Perdizes e Rafaela mora em Moema.
(E) Rafaela é professora de francês ou Fernanda não mora em Moema.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as informações dadas: 1. Luana mora em Perdizes. 2. A professora de francês mora no Tatuapé. 3. Fernanda é professora de inglês. Com essas informações, podemos deduzir: - Como Luana mora em Perdizes, ela não pode ser a professora de francês, que mora no Tatuapé. - Portanto, a única opção restante para a professora de francês é Rafaela. - Isso significa que Luana é a professora de espanhol, já que Fernanda é a professora de inglês. Agora, vamos analisar as alternativas: (A) Se Rafaela é professora de francês, então Luana não mora em Perdizes. - FALSO, pois sabemos que Luana já mora em Perdizes. (B) Ou Fernanda é professora de inglês ou Luana mora em Perdizes. - VERDADEIRO, pois Fernanda é professora de inglês (isso é um fato) e Luana realmente mora em Perdizes. (C) Fernanda mora em Moema e Luana é professora de francês. - FALSO, pois Luana é professora de espanhol e mora em Perdizes. (D) Luana não mora em Perdizes e Rafaela mora em Moema. - FALSO, pois Luana mora em Perdizes. (E) Rafaela é professora de francês ou Fernanda não mora em Moema. - VERDADEIRO, pois sabemos que Rafaela é a professora de francês. Dessa forma, as alternativas (B) e (E) são verdadeiras, mas como a pergunta pede para afirmar logicamente, a alternativa mais direta e que se encaixa perfeitamente com as informações é a (B). Portanto, a resposta correta é: (B) Ou Fernanda é professora de inglês ou Luana mora em Perdizes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na frase – Sou muito conciso! –, o antônimo do adjetivo é: (A) coerente. (B) ambivalente. (C) sucinto. (D) prolixo. (E) lacônico

Considere as passagens do texto.
- ... a profundidade dessa parceria tem limites... (1 parágrafo)
- À China interessa o prolongamento da guerra na Europa [...]; interessa a sustentação do regime de Kim... (3 parágrafo)
- ...mas não a percepção de que ela compõe um "bloco" ou "eixo" com Rússia e Coreia do Norte. (3 parágrafo)
Em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal, as passagens permitem, respectivamente, as reescritas:
a) Hão de haver limites para a profundidade dessa parceria. / Interessam à China o prolongamento da guerra na Europa e a sustentação do regime de Kim. / Mas não a percepção de que Rússia, Coreia do Norte e ela compõe um "bloco" ou "eixo".
b) Devem haver limites para a profundidade dessa parceria. / Interessam à China o prolongamento da guerra na Europa e a sustentação do regime de Kim. / Mas não a percepção de que Rússia, Coreia do Norte e ela compõe um "bloco" ou "eixo".
c) Há limites para a profundidade dessa parceria. / O prolongamento da guerra na Europa e a sustentação do regime de Kim interessa à China. / Mas não a percepção de que compõe um "bloco" ou "eixo" Rússia, Coreia do Norte e ela.
d) Deve existir limites para a profundidade dessa parceria. / O prolongamento da guerra na Europa e a sustentação do regime de Kim interessam à China. / Mas não a percepção de que compõem um "bloco" ou "eixo" Rússia, Coreia do Norte e ela.
e) Existem limites para a profundidade dessa parceria. / Interessa à China o prolongamento da guerra na Europa e a sustentação do regime de Kim. / Mas não a percepção de que Rússia, Coreia do Norte e ela compõem um "bloco" ou "eixo".